Glossário

Indexação

Utilização de um indicador de referência, designado de indexante, o qual pode ser atualizado durante o prazo de vigência da operação. No crédito à habitação com taxa de juro variável, a taxa de juro é revista periodicamente em função do respetivo indexante.

Indexante

Taxa de juro utilizada como referência nos empréstimos e depósitos a taxa variável. O juro aplicável é calculado a partir da taxa de juro nominal que corresponde à soma do valor do indexante com um spread. A Euribor é o indexante utilizado. Nos contratos de crédito, o valor do indexante é revisto com uma periodicidade igual à do prazo a que o mesmo se refere.

Inibição do uso de cheque

Impedimento ou proibição de utilizar cheques por ordem do tribunal ou por motivo de entrada para a listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco (LUR) em resultado da utilização indevida daquele instrumento de pagamento.

Instituição de crédito

Instituição financeira que concede crédito a empresas, particulares e outros agentes económicos. São exemplos de instituições de crédito: os bancos, as sociedades de leasing, de factoring, sociedades financeiras de corretagem, sociedades financeiras de aquisição a crédito.

Instituição financeira de crédito

Instituições de crédito que podem realizar todas as operações permitidas aos bancos, com exceção da receção de depósitos.

Instrumento de pagamento

Instrumento que permite ao seu titular/utilizador, pagar ou transferir fundos da sua conta bancária, tais como cheques, ordens de transferência ou cartões bancários.

Intermediário financeiro

Entidade autorizada a atuar no mercado de capitais, prestando um conjunto alargado de serviços aos investidores.

Internalização sistemática

Negociação, por intermediário financeiro, de instrumentos financeiros por conta própria em execução de ordens de clientes fora de mercado regulamentado e de sistema de negociação multilateral, de modo organizado, frequente e sistemático.