Prazo de reembolso do empréstimo
Um dos elementos a ponderar na escolha de um crédito à habitação é o prazo em que se vai reembolsar o empréstimo. Isto porque o valor das prestações mensais varia consoante o prazo.
A prestação de um crédito inclui uma parcela que se destina a devolver parte do montante do capital emprestado e outra de juros, que incide sobre o montante emprestado ainda não pago.
Quanto mais curto for o prazo para reembolsar o empréstimo, maior a parcela do capital que o cliente terá de pagar todos os meses para devolver a totalidade do empréstimo. Deste modo, tudo o resto igual, a prestação do crédito será mais elevada. Porém, como o empréstimo é reembolsado mais depressa, no final o cliente acaba por pagar um montante de juros mais reduzido.
Num empréstimo com um prazo de reembolso mais longo, o cliente tem mais tempo para devolver o valor do empréstimo, pelo que a parcela do capital pago todos os meses é menor. Assim, tudo o resto igual, a prestação do crédito é mais baixa. Mas como o empréstimo é reembolsado mais lentamente, no final o cliente acaba por pagar um montante de juros mais elevado.
No momento de optar pelo prazo do empréstimo o cliente deve ter presente que é possível reduzir a prestação mensal alargando o prazo de reembolso, mas quanto mais tempo o empréstimo estiver em dívida maior o montante total de juros que vai acabar por pagar.
Embora o prazo seja fixado aquando da contratação do empréstimo, durante a vigência do contrato o cliente pode solicitar um aumento ou a redução do prazo inicialmente definido. A instituição de crédito não é obrigada a aceitar esta alteração, mas o cliente e a instituição podem chegar a acordo sobre essa modificação ao contrato.
Mesmo mantendo o prazo inicial do empréstimo, o cliente também pode reduzir o valor da prestação, isto é, o reembolso de capital e de juros que paga mensalmente, se decidir pagar antecipadamente parte da dívida contraída. Neste caso, as instituições de crédito são obrigadas a aceitar o pagamento antecipado de parte do empréstimo. O cliente pode ainda pagar toda a dívida antes do prazo previsto no contrato.