Comparar alternativas

Antes de contratar um crédito pessoal, o consumidor deve comparar diferentes produtos de diferentes instituições de crédito. Cada instituição define as caraterísticas do seu produto e as taxas de juro aplicadas poderão também ser diferentes. A comparação entre diferentes propostas de crédito permite identificar o produto de crédito mais apropriado ao cliente bancário.

As fichas de informação normalizadas (FIN) disponibilizadas pelas instituições de crédito devem identificar todos os encargos a suportar pelo cliente ao longo do tempo do empréstimo. A taxa de juro é apenas uma das componentes do “preço” a pagar pelo empréstimo. O empréstimo pode envolver também o pagamento de comissões e despesas, que devem ser tidas em conta. O custo total do empréstimo é representado pela taxa anual de encargos efetiva global (TAEG), que é expressa em percentagem anual do montante do crédito concedido.

Os encargos do crédito variam em função do montante do empréstimo, do prazo, da modalidade de reembolso e do regime de taxa de juro.

A TAEG, uma vez que inclui todos os custos associados ao crédito, deve ser a referência usada para comparar diferentes alternativas de crédito.

Deve ter-se em atenção que a diferentes finalidades de crédito pessoal estão associados diferentes valores de TAEG máxima que as instituições de crédito podem praticar.

CreditoConsumidores_Desdobravel_galeria