Seguros associados

A contratação de um crédito pessoal pode implicar também a contratação de um seguro. As instituições de crédito exigem, por vezes, a subscrição pelo cliente de um seguro de vida para garantir o pagamento da dívida no caso de morte ou invalidez permanente do devedor.

Há ainda instituições que exigem outros seguros com coberturas relativas à situação de desemprego.

Os prémios de seguros exigidos pelas instituições são uma componente do custo total do crédito. O seu valor deve ser incluído no cálculo da TAEG para que esta taxa reflita todos os encargos decorrentes do empréstimo.

O cliente pode sempre optar por contratar os seguros numa seguradora à sua escolha, desde que as apólices contemplem as coberturas mínimas exigidas pela instituição de crédito para a celebração do contrato.

Apesar disso, a FIN deve apresentar os prémios de seguros que seriam suportados caso o cliente optasse por contratá-los através da instituição de crédito que lhe concede o empréstimo. Ainda que não seja o valor exato que o cliente vai pagar, permite-lhe ter em conta, de forma aproximada, o impacto dos prémios dos seguros no custo total do crédito.