Tipos de cartões

CARTÕES DE CRÉDITO DE UTILIZAÇÃO UNIVERSAL

A generalidade dos cartões de crédito permite efetuar compras em lojas ou através da Internet.

Com o cartão é também possível levantar dinheiro a crédito (cash advance), na rede multibanco ou aos balcões das instituições de crédito. Contudo, a utilização do cartão de crédito em operações de cash advance implica a cobrança de comissões sobre o dinheiro levantado (geralmente um valor fixo por levantamento e uma percentagem sobre o montante levantado), além dos juros que eventualmente sejam devidos pela utilização do cartão. Os custos associados às operações de cash advance devem constar do preçário da instituição de crédito.

CARTÕES DE CRÉDITO PRIVATIVOS

Existem cartões de crédito que permitem apenas efetuar compras em algumas lojas. São os designados cartões de crédito privativos que são geralmente comercializados junto dessas lojas, embora o cartão seja necessariamente emitido por uma instituição de crédito.

Apesar destes cartões de crédito privativos estarem associados a uma loja ou conjunto de lojas, têm de identificar a instituição de crédito que os emite.

Os cartões de crédito privativos têm por objetivo fidelizar os clientes através da concessão de vantagens diversas quando efetuam compras com aqueles cartões nas lojas associadas. É, por isso, importante comparar as vantagens oferecidas com as condições de utilização desses cartões.

CARTÕES DE DÉBITO DIFERIDO

O cartão de débito diferido é um cartão de crédito e, como tal, tem associado um limite máximo de crédito (plafond). Este tipo de cartão permite a realização de levantamentos de dinheiro e pagamentos de compras sem que isso se reflita imediatamente no saldo da conta de depósito à ordem.

Os valores utilizados com o cartão de débito diferido são pagos numa data acordada entre o cliente e a instituição, não havendo lugar ao pagamento de juros. Ou seja, é equivalente a um cartão de crédito em que o cliente paga sempre a totalidade do montante utilizado (não estando, por isso, sujeito ao pagamento de juros).