Obrigações a taxa variável
Uma obrigação a taxa variável é um título de crédito representativo da fração de um empréstimo, que confere ao seu titular o direito a receber uma remuneração regular – o valor do cupão - de montante variável e, na data de vencimento, o reembolso do seu valor nominal.
A sua remuneração é variável porque depende do comportamento de um indexante, geralmente uma taxa de referência ou um índice representativos da evolução do mercado financeiro. A remuneração da obrigação acompanha à evolução do indexante durante a vigência do prazo do contrato.
Os indexantes mais utilizados são as taxas Euribor.
Normalmente ao indexante é acrescida de uma percentagem, que reflete as características do emitente das obrigações e a avaliação da probabilidade deste cumprir com as responsabilidades assumidas, procurando cobrir o risco de incumprimento.
Tal como nas obrigações clássicas a taxa fixa estas obrigações têm também risco de crédito. Caso este risco se altere o valor da obrigação pode sofrer oscilações.
Na aquisição de uma obrigação o investidor deve ler atentamente o prospeto do produto para conhecer as condições que lhe estão subjacentes.
A fiscalidade, os custos inerentes à aquisição e detenção destas obrigações e o nível de liquidez são semelhantes aos das obrigações clássicas a taxa fixa.
Na aquisição de obrigações o investidor deve ainda ter em conta a sua reduzida liquidez, isto é, a dificuldade em proceder à sua alienação antes da data de vencimento, caso necessite de realizar capital.