28 Mai 2018

Assembleia Geral Anual do CNSF com a Comissão de Acompanhamento do Plano

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) realizou, a 21 de maio, a Assembleia Geral Anual com as entidades participantes na Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Formação Financeira. Nesta reunião, foi apresentado o Relatório de Atividades de 2017 do Plano.

No início dos trabalhos, foi celebrado um protocolo de cooperação entre o CNSF e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com vista à promoção da formação financeira nas vertentes de atitudes e comportamentos, e assinada uma adenda ao protocolo entre o CNSF e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que visa aprofundar o trabalho conjunto que sido desenvolvido no âmbito da formação financeira dos empreendedores sociais.

Na reunião foram também discutidas as linhas de ação do Plano para 2018, com vista à preparação de um Programa de Atividades para 2018 que reflita as iniciativas que os parceiros do Plano já realizaram ou preveem realizar este ano. Este Programa de Atividades será brevemente publicado. O encontro foi presidido pelo Governador do Banco de Portugal e Presidente do CNSF, Carlos da Silva Costa, e contou com a presença dos restantes membros do CNSF, a Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, o Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça, e a Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Filomena Oliveira, em representação da Presidente da CMVM.

Na reunião, que contou também com a presença do Secretário Regional da Educação da Madeira, Jorge Carvalho, participaram as entidades representadas na Comissão de Acompanhamento do Plano e os membros do júri do Concurso Todos Contam.

Relatório de Atividades 2017

O Relatório de Atividades de 2017 apresenta as principais iniciativas desenvolvidas pelo Plano naquele ano.

O ano de 2017 ficou marcado pelo estabelecimento de novas parcerias estratégicas que vieram reforçar a capilaridade regional do Plano e a capacidade de atingir um conjunto mais amplo e diversificado de públicos-alvo. O CNSF celebrou um protocolo de colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), cujo objetivo é promover a formação financeira nesta região com apoio das autarquias locais, e iniciou um projeto de cooperação com os municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. O CNSF celebrou também um protocolo de colaboração com o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, que visa promover a formação financeira destes jogadores, tendo realizado o lançamento público deste projeto e sessões de sensibilização junto de jogadores de futebol.

No âmbito da educação financeira nas escolas, o Plano iniciou um projeto-piloto de avaliação da utilização dos cadernos de educação financeira, que envolve 22 turmas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa. Com o objetivo de apoiar a utilização destes cadernos, 42 professores deste agrupamento participaram numa oficina de formação. Paralelamente, na Região Autónoma da Madeira, realizaram-se dois cursos de formação de professores em que participaram um total de 48 professores. O Plano continuou a incentivar projetos de educação financeira nas escolas através do Concurso Todos Contam, que teve em 2017 a sua 6ª edição. As escolas vencedoras foram anunciadas no dia 30 de outubro, durante as comemorações da Semana da Formação Financeira 2017, no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa.

Com o objetivo de criar uma bolsa de formadores que permita a implementação do Referencial de Formação Financeira junto do meio empresarial, os supervisores financeiros, o IAPMEI e o Turismo de Portugal realizaram dois cursos de formação de formadores entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017.

A plataforma de e-learning viu o seu âmbito temático alargado, com a introdução de uma nova área de formação sobre o “Sistema Económico e Financeiro”.

A densificação das parcerias estratégicas levou a que as celebrações em torno do Dia Mundial da Poupança (31 de outubro) decorressem, pela primeira vez, ao longo de uma semana, a Semana da Formação Financeira 2017, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam!”. Esta nova abordagem visou potenciar o envolvimento dos parceiros estratégicos do Plano, com os quais se celebraram protocolos de colaboração, garantindo uma cobertura mais ampla dos diferentes públicos-alvo.

Entidades participantes na Comissão de Acompanhamento presentes na reunião:

ALF - Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting
ACM - Alto Comissariado para as Migrações
ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional
APB - Associação Portuguesa de Bancos
APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios
ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social
CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
CIP - Confederação Empresarial de Portugal
Conselho Nacional de Educação
Rede de Bibliotecas Escolares
CTP - Confederação do Turismo Português
DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores
Direção Geral do Consumidor
Direção-Geral de Educação
IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação
IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional
Instituto da Segurança Social, I.P.
Ordem dos Psicólogos Portugueses
Secretaria Regional de Educação da Madeira
Turismo de Portugal
Universidade Europeia