16 Mai 2018

Formação de professores no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa

No dia 10 de maio de 2018, realizou-se a última sessão da ação de formação de professores do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, em Lisboa, sobre o Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos. A formação teve início a 30 de outubro de 2017, no âmbito das iniciativas da Semana da Formação Financeira que decorreram neste agrupamento, e foi dirigida a cerca de 40 professores maioritariamente do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

O Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa está a implementar no ano letivo de 2017/2018 um projeto piloto para avaliação do impacto da utilização dos Cadernos de Educação Financeira 1 e 2, destinados a alunos e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, no total de 22 turmas. A metodologia adotada consiste na utilização de questionários junto dos alunos, cujos conhecimentos e comportamentos serão testados antes e depois da utilização dos cadernos.

A formação de professores teve assim como objetivo apoiar a aplicação em sala de aula dos conteúdos do Referencial de Educação Financeira e dos Cadernos de Educação Financeira. 

Esta ação de formação de professores foi mais uma vez assegurada por colaboradores dos supervisores financeiros e do Ministério da Educação, à semelhança de outras ações anteriores que tiveram lugar no Porto, Coimbra, Lisboa, Évora, Faro, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Funchal, que envolveram 338 professores e educadores. 

Programa

A ação de formação de professores teve a modalidade de oficina de formação, integrando sessões presenciais (25 horas) e trabalho autónomo (25 horas). Nas sessões presenciais que decorreram entre 30 de outubro 2017 e 10 de maio de 2018 foram abordados os seguintes temas:

  • A educação financeira no quadro da educação para a cidadania
  • O planeamento e a gestão do orçamento familiar
  • Os meios de pagamento, as contas bancárias
  • O sistema financeiro
  • Os seguros
  • O recurso ao crédito
  • As aplicações de poupança
  • A ética e os direitos e deveres dos consumidores financeiros
  • Apresentação pelos formandos dos resultados do trabalho autónomo

A oficina de formação tem registo de acreditação n.º CCPFC/ACC-89090/16 e possibilita a obtenção de dois créditos aos professores que concluam a formação com aprovação, de acordo com as disposições legais em vigor.