16 Nov 2017

Novas aulas sobre “Sistema Económico E Financeiro” na Plataforma de E-Learning

A partir de hoje, a plataforma de e-learning do Plano Nacional de Formação Financeira (elearning.todoscontam.pt) disponibiliza uma nova área de formação preparada pelo Banco de Portugal, subordinada ao tema “Sistema Económico e Financeiro”.

Nesta nova área estão disponíveis cinco aulas, cujos temas são:

  • Agentes Económicos
  • PIB – Produto Interno Bruto
  • Crescimento Económico
  • Inflação e Desemprego
  • Instituições Financeiras

As aulas são complementadas por materiais de apoio, que facilitam a compreensão do papel do sistema económico e financeiros e dos seus principais agentes, bem como a apreensão de outros conceitos económicos fundamentais.

Além destas aulas, foi também disponibilizada uma aula dedicada às “Taxas de Câmbio”, incluída na já existente área “Fazer Pagamentos”.

Sobre a plataforma de e-learning Todos Contam

A plataforma de e-learning Todos Contam é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

Esta plataforma foi lançada em outubro de 2015, com quatro áreas de formação: “Planear o orçamento familiar”, “Poupar e investir”, “Contrair crédito” e “Fazer um seguro”, criadas pelos supervisores de acordo com as respetivas áreas de competência. Em 2016 foi lançada uma nova área, designada “Fazer Pagamentos”.

A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de apoiar a formação da população em geral e é especialmente vocacionada para a formação de formadores, apoiando as iniciativas de formação presenciais.

Disponibiliza sessões de formação em vídeo sobre os produtos e serviços financeiros mais comuns, complementadas por bibliografia relevante e outros recursos pedagógicos.