20 Jul 2017

Curso de formação de professores na Região Autónoma da Madeira

Os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a Secretaria Regional de Educação da Madeira dinamizaram um curso de formação sobre o Referencial de Educação Financeira dirigido a professores e educadores da Região Autónoma da Madeira, nos dias 10, 11 e 12 de julho.

Um total de 48 professores e educadores participaram neste curso, que decorreu na Escola Secundária de Francisco Franco, no Funchal.

A sessão de abertura contou com intervenções do Diretor Regional de Educação da Madeira, Marcos Gomes, e dos membros da Comissão de Coordenação do Plano: a Presidente da Comissão e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, a representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Maria Igreja, e o representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Rui Fidalgo. Nesta sessão, este também presente a representante da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, Rosália Silva.

A formação foi assegurada pelos colaboradores dos supervisores financeiros. Esta ação teve a modalidade de curso de formação com 15 horas, tendo em vista a aplicação em contexto escolar do Referencial de Educação Financeira. O curso foi acreditado pela Direção Regional de Educação da Madeira.

No primeiro dia, o programa da formação abrangeu as temáticas do planeamento e gestão do orçamento, sistema financeiro, contas e serviços de pagamento e depósitos a prazo. No segundo dia, foram abordados temas relacionados com outros produtos de poupança: ações, obrigações, fundos de investimento, produtos do setor segurador e fundos de pensões. Neste dia, foram também abordados os diferentes tipos de seguros. A última sessão incidiu sobre o crédito, a prevenção e gestão do incumprimento e os seguros associados ao crédito.