14 Fev 2017

Formação de formadores sobre o Referencial de Formação Financeira das empresas

Os supervisores financeiros, o IAPMEI e o Turismo de Portugal organizaram, em Lisboa e no Porto, dois cursos de formação de formadores com vista à implementação do Referencial de Formação Financeira para empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

O primeiro curso teve lugar em Lisboa entre 6 de dezembro de 2016 e 17 de janeiro de 2017. O segundo curso iniciou-se no Porto a 31 de janeiro e decorre até 23 de fevereiro. Participaram nestes cursos um total de 34 formandos, com formação relevante nas áreas do Referencial de Formação Financeira, experiência de formação reconhecida pelo Certificado de Competências Pedagógicas e na sua maioria provenientes de associações empresariais.

Com estas iniciativas, pretende-se capacitar um grupo de formadores para a dinamização de ações formativas nas diferentes temáticas abrangidas pelo Referencial de Formação Financeira, junto de empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas, sobretudo ligadas às associações empresariais que estes formadores representam.

Os cursos têm uma componente de formação geral, constituída por módulos sobre comunicação pedagógica, sistema económico e financeiro, constituição e desenvolvimento da empresa, contabilidade e planeamento financeiro. Na componente de formação técnica, os formandos podem frequentar módulos sobre contas bancárias e serviços de pagamento, produtos de crédito bancário para empresas, financiamento no mercado de capitais e gestão de riscos, seguros e fundos de pensões. Ao todo, cada curso tem uma duração mínima de 32 horas e máxima de 51 horas de formação presencial.