23 Fev 2015

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e Cooperativa António Sérgio para a Economia Social assinam protocolo

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social assinaram hoje um protocolo para promoverem a formação financeira de entidades do setor da economia social, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

Este protocolo reflete o compromisso dos supervisores financeiros para com o Plano Nacional de Formação Financeira e, em particular, a importância estratégica atribuída pelo CNSF e pela CASES à promoção da formação financeira no setor da economia social.

O protocolo foi assinado na cerimónia pública de entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2014, que se realizou na sede do Banco de Portugal, em Lisboa.

 

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio é uma iniciativa da CASES para homenagear as pessoas singulares e coletivas que mais se distinguem na implementação de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de trabalhos de investigação, na oferta formativa de nível pós-graduado e na realização de trabalhos escolares em domínios relevantes para a economia social.

Em 2014, foram atribuídos cinco prémios e cinco menções honrosas, nas quatro categorias a concurso.

O Plano Nacional de Formação Financeira associou-se à CASES nesta iniciativa, através da oferta de um módulo de formação financeira aos vencedores das categorias “Inovação e Sustentabilidade” e “Trabalhos Escolares”. Estas ações de formação estão a ser preparadas de acordo com as necessidades e preferências identificadas pelas entidades vencedoras e deverão ser implementadas até abril.

A sessão de entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2014 contou com a presença dos membros da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Dra. Maria Igreja (CMVM) e Dr. Rui Fidalgo (ASF), tendo a sua presidente, Dra. Lúcia Leitão (Banco de Portugal), apresentado o contributo do Plano Nacional de Formação Financeira para a Economia Social.

A sessão contou com as intervenções do Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Dr. Carlos da Silva Costa, do Administrador do Banco de Portugal, Dr. João Amaral Tomaz, do vogal do Conselho de Administração da CMVM, Prof. Doutor Carlos Alves, do Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Prof. Doutor José Almaça, e do Presidente da CASES, Dr. Eduardo Graça.

A cerimónia foi encerrada pelo Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares.

Vencedores 2014

Categoria de Inovação e Sustentabilidade

    • Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL - Açores +: Promoção da Economia Solidária
    • Fruta Feia – Cooperativa de consumo, CRL
    • Cruz Vermelha Portuguesa - Estado Puro (menção honrosa)
    • Santa Casa da Misericórdia de Arganil - Uma via para o Desenvolvimento Sustentado – Centro multidisciplinar de atendimento permanente (menção honrosa)

Categoria de Estudos e Investigação

    • Cáritas Portuguesa - Estratégia para a promoção do emprego e dinamização do desenvolvimento local enquanto esteios de inclusão social
    • Mestre Cristiana Enes - Estudo de Economias de Escala numa IPSS – o caso das valências da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (menção honrosa)
    • Mestre Teresa Pereira - As novas formas de capital nas organizações sem fins lucrativos - um estudo de caso na Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (menção honrosa)

Categoria de Formação Pós-Graduada

    • Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – Pós Graduação em Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade

Categoria de Trabalhos Escolares

    • Escola Profissional Mariana Seixas - Projetos empreendedores, inovadores, sustentáveis e com responsabilidade social
    • Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr. Horácio Bento de Gouveia - Clube Viver a Vida (menção honrosa)

Mais informação sobre a CASES e o Prémio António Sérgio pode ser obtida em:
http://www.cases.pt/atividades/premioantoniosergio.