28 Mai 2018

CNSF e CASES assinam adenda ao protocolo de cooperação para promover a formação financeira no âmbito da economia social

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) assinaram uma adenda ao protocolo, celebrado em 2015, tendo em vista aprofundar a colaboração entre as partes e o desenvolvimento de projetos de promoção da formação financeira dos empreendedores da economia social.

A cerimónia teve lugar a 21 de maio durante Assembleia Geral Anual do CNSF com a Comissão de Acompanhamento do Plano, em Lisboa.

Os supervisores financeiros e a CASES estabeleceram, em 2015, um protocolo de colaboração com o intuito de definirem um plano de formação financeira de apoio às entidades do setor da economia social, envolvendo ações de formação e iniciativas de sensibilização financeira.

Após três anos, as partes consideram fundamental aprofundar o âmbito do referido protocolo e identificar novas linhas de ação conjunta. Ao abrigo desta adenda ao protocolo, os supervisores irão dinamizar ações de formação financeira dirigidas a colaboradores da CASES que possam atuar como multiplicadores desta formação junto da rede de cooperantes e parceiros da CASES.

Com apoio dos supervisores, serão integrados conteúdos de formação financeira nos projetos geridos pela CASES, nomeadamente os destinados a jovens e os relativos a microcrédito e voluntariado.

Os supervisores financeiros e a CASES irão também colaborar numa divulgação mais ampla e regular dos temas financeiros, junto da rede de cooperantes e parceiros da CASES.

O Plano continuará também a apoiar o “Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio”, através da oferta de um módulo de formação financeira aos projetos vencedores, nas categorias “Inovação e Sustentabilidade” e “Trabalhos Escolares”. Na 7.ª edição deste prémio, cujas candidaturas decorrem em 2018, será assinalado o cinquentenário do falecimento de António Sérgio e o CNSF integrará o Júri do concurso.