04 Abr 2017

CNSF e Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol assinam protocolo para a promoção da formação financeira dos jogadores de futebol

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) assinaram um protocolo de cooperação para a promoção da formação financeira dos jogadores de futebol, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

A cerimónia teve lugar durante a Assembleia Geral Anual do CNSF com a Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Formação Financeira, em Lisboa.

03042017_ProtocoloSJPF_1

 

O protocolo tem como objetivo a definição e implementação de um plano de iniciativas de informação e formação financeira dirigidas aos jogadores de futebol, incluindo os jovens, os jogadores no ativo e os ex-jogadores.

Ao abrigo deste protocolo, serão dinamizadas conferências, workshops e sessões de formação de jogadores de futebol e ainda campanha de sensibilização para a importância da formação financeira, nomeadamente no âmbito do Dia da Formação Financeira. Será também realizado um estudo de diagnóstico aos níveis de literacia financeira dos jogadores de futebol.

Para a implementação deste protocolo será criada uma bolsa de formadores que disseminará conteúdos de formação financeira adequados aos jogadores de futebol nas diferentes iniciativas.

O SJPF e o CNSF reconhecem a importância de desenvolver, através deste protocolo, iniciativas conjuntas de formação financeira, com vista a promover os conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros dos jogadores de futebol e dos desportistas em geral.