19 Jun 2017

CNSF e CCDR-N assinam protocolo de cooperação para a promoção da formação financeira na Região do Norte

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) assinaram um protocolo de cooperação para a promoção da formação financeira na Região do Norte, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

A cerimónia teve lugar a 19 de junho, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto.

19062017AssProtocoloCCDRN_1

 

A parceria entre os supervisores financeiros e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte visa promover a formação financeira da população da Região do Norte. Para atingir este objetivo, serão realizadas diversas iniciativas de informação e formação financeira, através das autarquias locais.

As autarquias locais são parceiros fundamentais neste projeto para assegurar a capilaridade territorial das ações a desenvolver e identificar as mensagens e os canais mais adequados para chegar às populações. Este projeto será implementado de forma gradual com a colaboração das estruturas regionais do Norte. É assumido como uma primeira iniciativa estratégica do Plano Nacional de Formação Financeira ligada às regiões do país.

As linhas de ação deste projeto incluem um programa de formação de formadores, realizado pelos supervisores financeiros e dirigido a técnicos das autarquias locais, nomeadamente técnicos que prestam informação e apoio aos cidadãos em organismos associados aos municípios.

Após esta formação, serão implementadas pelas autarquias locais, com apoio dos supervisores financeiros, ações de informação e formação financeira, tais como conferências e workshops abertos à população, e promovidas campanhas de sensibilização sobre temas financeiros, em rádios, canais televisivos e imprensa locais. Para apoiar estas iniciativas serão disponibilizados materiais de informação e formação financeira.

Uma das primeiras iniciativas a desenvolver no âmbito desta parceria é o projeto piloto com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, cujo Acordo de Cooperação foi também assinado nesta cerimónia.