10 Nov 2017

Iniciativas da Semana da Formação Financeira 2017

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e os parceiros do Plano dinamizaram, entre 30 de outubro e 3 de novembro, a Semana da Formação Financeira 2017, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam!”.

As iniciativas decorreram em vários pontos do país e dirigiram-se a diferentes públicos, incluindo jovens, gestores de micro e pequenas empresas, jogadores de futebol, idosos e população em geral.

Conheça aqui as escolas, parceiros e autarquias que dinamizaram atividades na Semana da Formação Financeira 2017.

As iniciativas da Semana da Formação Financeira 2017 foram também divulgadas na página do Facebook https://www.facebook.com/SemanaFormacaoFinanceira/.

INICIATIVAS PARA JOVENS

No dia 30 de outubro, as iniciativas foram dirigidas ao público escolar e tiveram como centro a Escola EB 2,3 de Fernando Pessoa, em Lisboa.

Cerca de 1300 alunos do Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa, do pré-escolar ao 3.º ciclo do ensino básico, participaram nas diversas atividades promovidas pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do Plano.

Os pavilhões da Escola EB 2,3 de Fernando Pessoa transformaram-se em espaços temáticos de formação financeira e encheram-se de atividades dirigidas aos diversos ciclos de ensino, com oficinas de formação financeira, jogos, ateliers e outras atividades lúdicas.

Estas atividades foram distribuídas por espaços dedicados aos temas orçamento, risco, moeda, poupança e sistema financeiro.

No espaço orçamento, os alunos participaram em jogos sobre gestão do orçamento, necessidades vs desejos e as características dos diferentes tipos de cartões bancários. Neste espaço estiveram envolvidas as seguintes entidades: Banco de Portugal e Junior Achievement Portugal.

No espaço risco, os alunos puderam refletir sobre a importância dos seguros nas suas vidas e construir um jornal alusivo ao tema (“Diário de Seguros”), com entrevistas, fotografias e vídeos realizados ao longo de todo o dia. A ASF dinamizou ainda o jogo “Segura-te-bem!”, que explora conceitos da atividade seguradora de forma lúdica. Neste espaço estiveram envolvidas as seguintes entidades: ASF e APS.

No espaço moeda, os alunos ouviram contar a história da evolução do dinheiro, construíram mealheiros e tiveram oportunidade de participar numa gincana sobre empreendedorismo. Neste espaço estiveram envolvidas as seguintes entidades: Banco de Portugal e ASFAC.

No espaço poupança, os alunos participaram numa simulação do funcionamento da Bolsa de Valores. Imaginaram também a visita a um balcão de um banco para a realização operações bancárias simples e assistiram a workshops sobre poupança. Neste espaço estiveram envolvidas as seguintes entidades: CMVM, APB, APFIPP, DECO e DGC/GOEC.

No espaço do sistema financeiro, os alunos puderam verificar quais os elementos de segurança das notas, a forma como circula o dinheiro e a importância da poupança. Neste espaço estiveram envolvidas as seguintes entidades: Banco de Portugal, CMVM, APB, CASES e Junior Achievement Portugal.

Neste dia teve lugar ainda a cerimónia de entrega dos prémios aos projetos vencedores desta 6.ª edição do Concurso Todos Contam que contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, do Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Carlos da Silva Costa, da Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, da Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Gabriela Figueiredo Dias e do Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça.

INICIATIVAS PARA GESTORES DE PME

Na manhã de 31 de outubro, os supervisores financeiros, o IAPMEI e o Turismo de Portugal dinamizaram a iniciativa “Formação financeira para gestores de PME | Conferência & workshops temáticos”. Esta conferência teve lugar na Associação Empresarial da Região de Viseu e contou com a participação de 40 gestores de PME.

Saiba mais aqui.

INICIATIVAS PARA JOGADORES DE FUTEBOL

Ainda no dia 31 de outubro, os supervisores financeiros e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol dinamizaram um workshop para jovens jogadores de futebol e atletas de alta competição na Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo, no Porto.


Neste workshop falou-se da importância da formação financeira na gestão da carreira dos jogadores e alguns ex-jogadores partilharam a sua experiência pessoal: João Vieira Pinto, Nandinho, Rebelo e João Paulo. Porque Todos Contam, e no futebol também!


Saiba mais aqui.

INICIATIVAS PARA AUTARQUIAS DA REGIÃO NORTE

Nos dias 2 e 3 de novembro, dez autarquias locais da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa realizaram diversas iniciativas e campanhas de sensibilização da população para a importância da formação financeira, incluindo conferências e workshops e a divulgação de conteúdos na imprensa e rádios locais.

Esta iniciativa contou com a participação de 700 pessoas onde se incluem crianças, jovens, idosos, técnicos de ação social, grupos vulneráveis e população em geral.

Conheça aqui as iniciativas dinamizas pelas autarquias da CIM do Tâmega e Sousa.