Modalidades de pagamento

A data limite para o pagamento do montante utilizado através de cartão de crédito é definida previamente, entre o cliente e a instituição de crédito. Naquela data, o cliente deve pagar o valor devido de acordo com a modalidade de pagamento escolhida.

Tipicamente, o cliente pode optar pelas seguintes modalidades de pagamento:

  • pagar a totalidade do montante utilizado (100%), não ficando sujeito ao pagamento de juros; ou
  • pagar apenas parte do montante utilizado, o que implica o pagamento de juros sobre o montante de crédito utilizado e não pago. Nas modalidades de pagamento parcial, quanto menos o cliente pagar por mês, maior será o montante dos juros e mais meses serão necessários para pagar a totalidade do valor em dívida.

Exemplo

O António fez compras com o cartão de crédito num montante 1000 euros. O cartão tem uma taxa de juro anual nominal (TAN) de 18%. Para pagar estes 1000 euros existem diferentes alternativas:

  • se pagar na totalidade na data-limite acordada, não pagará juros.

  • se optar por pagar em cada mês 50% do saldo em dívida, demorará 8 meses a liquidar a dívida do cartão de crédito e pagará 14,85 euros de juros.

  • se optar por pagar em cada mês 10% do saldo em dívida, demorará 32 meses a liquidar a dívida do cartão de crédito e pagará 128,25 euros de juros.

CartaoCredito_Pagamento