Procedimentos iniciais
Um projeto de criação de uma empresa deve ser desenvolvido em torno de uma ideia de negócio. Esta ideia deve ter por base uma oportunidade identificada no mercado.
Uma ideia para criar uma empresa pode resultar de:
- conhecimento técnico do empresário em determinada área (por exemplo: um cozinheiro que abre o seu restaurante),
- acompanhamento de uma tendência do mercado (por exemplo: novas empresas que se dedica aos artigos manufaturados em cortiça),
- desenvolvimento de um produto inovador (por exemplo: um engenheiro que desenvolve um novo acessório de telemóvel),
- experiência passada do futuro empresário (por exemplo: ex-trabalhador da construção que monta uma empresa com base na experiência adquirida),
- cópia de um negócio de sucesso a nível regional ou global (por exemplo: negócios de lacticínios na Serra da Estrela),
- cópia de um negócio convencional (por exemplo: abertura de um restaurante junto ao centro de empresas).
Antes de começar a planear a empresa, é importante validar a ideia de negócio. Em primeiro lugar, elaborar um plano de negócio simples permite analisar todos os pontos importantes do negócio e definir os passos de implementação fundamentais.
Discutir a ideia com pessoas que tenham conhecimentos na área ajuda a equacionar e solucionar eventuais problemas.
Depois de ser tomada a decisão de criar o seu próprio negócio, é necessário abordar os aspetos práticos da sua constituição. O jovem empresário pode constituir a sua empresa num formato de empresa individual, com ou sem responsabilidade limitada, ou constituir uma sociedade comercial.
A constituição individual de uma empresa é tradicionalmente formalizada por empresários em nome individual (ENI). Os estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada (EIRL) são igualmente exemplos de formas de constituição individual de uma empresa, com a particularidade de o jovem empresário ver as suas responsabilidades reduzidas aos bens próprios que afetou à exploração da empresa.
Uma empresa pode igualmente ser constituída como uma sociedade comercial. Existem vários tipos de sociedades comerciais, tais como: sociedade por quotas, sociedade anónima, sociedade em nome coletivo e sociedade em comandita (simples ou por ações). Os tipos mais comuns são as sociedades por quotas e anónimas. Nestes casos, existe nível da responsabilidade limitada dos sócios, caso o projeto não corra bem.