Plano de negócio
O primeiro passo após a conceção de uma ideia é a construção de um plano de negócio. Este plano pode ser bastante detalhado ou um simples resumo dos pontos-chave.
O plano de negócio deve descrever e analisar a ideia de negócio, incluindo uma análise financeira previsional.
O plano de negócios deve incluir quatro tópicos principais:
1. A empresa
- o que a empresa vai oferecer;
- os elementos do negócio em que a empresa não pode falhar, tanto na implementação como no dia-a-dia do negócio;
- o local onde será montada a empresa;
- as infraestruturas e equipamentos necessários;
- a forma de obtenção dos recursos humanos necessários;
- a conformidade do plano do negócio com as leis em vigor;
- o impacto ambiental do negócio;
- o impacto da situação económica do país na ideia do negócio;
- os riscos decorrentes de decisões políticas na região e no país.
2. Os clientes
- os futuros clientes da empresa;
- o preço que os clientes estarão dispostos a pagar;
- a disponibilidade dos clientes para passarem a consumir o produto que a empresa vai vender;
- a periodicidade de compra pelos futuros clientes.
3. Os concorrentes
- os concorrentes que a empresa vai enfrentar no dia-a-dia;
- o que a empresa vai fazer melhor que os concorrentes;
- o que podem fazer as empresas concorrentes em resposta;
- o que fará os clientes mudarem dos concorrentes para a empresa.
4. A análise financeira
- as vendas nos primeiros anos;
- o custo da empresa com as matérias-primas para as vendas previstas;
- os custos fixos mensais que a empresa vai ter (pessoas e infraestruturas);
- estimar o lucro ou prejuízo previsto para o negócio durante os primeiros anos (diferença entre todos os rendimentos e todos os custos estimados).
Quanto mais tempo se dedica ao planeamento e análise da implementação de uma ideia de negócio, menor o risco de ocorrência de imprevistos durante a fase de implementação.
A existência de um plano alternativo nos diversos momentos de implementação do negócio poderá ajudar a ultrapassar as dificuldades futuras.
As instituições de crédito que disponibilizam microcrédito dispõem de gabinete próprio que apoia a elaboração do plano de negócios da empresa.