Plano de negócio

O primeiro passo após a conceção de uma ideia é a construção de um plano de negócio. Este plano pode ser bastante detalhado ou um simples resumo dos pontos-chave.
O plano de negócio deve descrever e analisar a ideia de negócio, incluindo uma análise financeira previsional.
O plano de negócios deve incluir quatro tópicos principais:

1. A empresa

  • o que a empresa vai oferecer;
  • os elementos do negócio em que a empresa não pode falhar, tanto na implementação como no dia-a-dia do negócio;
  • o local onde será montada a empresa;
  • as infraestruturas e equipamentos necessários;
  • a forma de obtenção dos recursos humanos necessários;
  • a conformidade do plano do negócio com as leis em vigor;
  • o impacto ambiental do negócio;
  • o impacto da situação económica do país na ideia do negócio;
  • os riscos decorrentes de decisões políticas na região e no país.

2. Os clientes

  • os futuros clientes da empresa;
  • o preço que os clientes estarão dispostos a pagar;
  • a disponibilidade dos clientes para passarem a consumir o produto que a empresa vai vender;
  • a periodicidade de compra pelos futuros clientes.

3. Os concorrentes

  • os concorrentes que a empresa vai enfrentar no dia-a-dia;
  • o que a empresa vai fazer melhor que os concorrentes;
  • o que podem fazer as empresas concorrentes em resposta;
  • o que fará os clientes mudarem dos concorrentes para a empresa.

4. A análise financeira

  • as vendas nos primeiros anos;
  • o custo da empresa com as matérias-primas para as vendas previstas;
  • os custos fixos mensais que a empresa vai ter (pessoas e infraestruturas);
  • estimar o lucro ou prejuízo previsto para o negócio durante os primeiros anos (diferença entre todos os rendimentos e todos os custos estimados).
Quanto mais tempo se dedica ao planeamento e análise da implementação de uma ideia de negócio, menor o risco de ocorrência de imprevistos durante a fase de implementação.
A existência de um plano alternativo nos diversos momentos de implementação do negócio poderá ajudar a ultrapassar as dificuldades futuras.
As instituições de crédito que disponibilizam microcrédito dispõem de gabinete próprio que apoia a elaboração do plano de negócios da empresa.