Outros produtos bancários

Alguns dos serviços disponibilizados pelas instituições de crédito são indispensáveis para abrir e gerir financeiramente uma empresa. Um dos passos necessários para criar uma sociedade é a abertura de uma conta bancária.
As relações entre a empresa e os seus parceiros de negócio são muito importantes para a sua sustentabilidade. As instituições de crédito são parceiros privilegiados e a sua relação com a empresa deve assentar numa base de confiança.
A instituição de crédito é um parceiro de negócio importante para a generalidade das empresas. O crédito é apenas uma das vertentes em que a instituição de crédito pode apoiar o negócio da empresa. A escolha dos produtos e serviços bancários a contratar deverá ter em conta os seus custos e as necessidades reais da empresa.
Desde logo, no momento da constituição da sociedade, é necessário abrir uma conta bancária onde será depositado o capital social. No momento da abertura da conta bancária, a instituição de crédito irá solicitar a apresentação dos documentos de identificação dos sócios e uma cópia do pacto social da empresa. Todos os sócios devem assinar o contrato de abertura de conta para formalizar a sua abertura. As condições de movimentação da conta devem ser definidas no ato de abertura e assinadas pelos sócios da empresa.
A utilização de uma conta bancária e de outros serviços permite também maior segurança e comodidade na gestão financeira do dia-a-dia. Uma conta bancária torna mais fáceis e seguros os pagamentos e recebimentos, garantindo um maior controlo sobre as entradas e saídas de dinheiro.
O extrato da conta bancária é também um suporte fundamental para a contabilidade da empresa e para as declarações fiscais obrigatórias. A conta bancária da empresa deve ser distinta de qualquer conta particular dos sócios e estas contas devem ser movimentadas de forma independente.
As instituições de crédito comercializam diversos serviços e meios de pagamento e de recebimento, que são úteis na gestão da conta bancária, incluindo cartões bancários, cheques, transferências e débitos diretos.
Em negócios de retalho, também pode ser necessária a aquisição de Terminais de Pagamento Automático (TPA) para facilitar o pagamento por parte dos clientes.
Todos estes serviços e produtos têm diferentes custos e eles variam de instituição de crédito para instituição de crédito. É importante ponderar cuidadosamente as necessidades da empresa e o custo de cada alternativa.
Em primeiro lugar, importa efetuar um levantamento das necessidades da empresa em termos de serviços e produtos bancários (por exemplo: Terminal de Pagamento Automático (TPA), cartão de débito, cartão de crédito, cheques) e proceder à classificação das necessidades de produtos e serviços bancários por ordem de prioridade.
Em segundo lugar, deve proceder-se à comparação das condições praticadas por várias instituições financeiras, através da consulta dos custos dos produtos e serviços bancários considerados necessários junto de diversas instituições de crédito. É igualmente importante a leitura atenta da informação pré-contratual recebida e a comparação das condições financeiras dos produtos de crédito, incluindo: as taxas anuais de encargos (TAE), as taxas de juro (TAN), as comissões e despesas, as condições de reembolso e as comissões de reembolso antecipado.
Após a seleção da instituição de crédito, o empresário deve ler cuidadosamente as condições contratuais propostas, antes de subscrever cada produto ou serviço financeiro.