Financiamento

A abertura de uma empresa implica, antes de mais, fazer uma avaliação financeira do negócio, tendo em conta o custo de capital e considerando vários cenários de contingência. O montante deste investimento varia em função do ramo de atividade e das ações previstas no plano de negócio.
O plano de negócio permite avaliar as necessidades de financiamento da empresa. Na fase de arranque, é fundamental garantir que a empresa dispõe de fundos suficientes para iniciar a sua atividade e adquirir o equipamento necessário para funcionar.
Para satisfazer estas necessidades de financiamento, o empresário poderá ter de recorrer a alguma poupança pessoal e a empréstimos junto de instituições de crédito ou de familiares e amigos.
O financiamento bancário pode ser feito através de diversos produtos de crédito. Existem produtos de crédito mais adequados para financiar as necessidades de curto prazo da empresa e produtos destinados ao financiamento de investimentos de médio e longo prazo.
A escolha do prazo de financiamento depende do objetivo do empréstimo. Os empréstimos de curto prazo destinam-se a financiar os défices de tesouraria não permanentes. Os empréstimos de médio e longo prazo têm como objetivo financiar o investimento em ativos fixos tangíveis (por exemplo: edifícios e equipamentos) e intangíveis (por exemplo: software).
As escolhas do prazo de financiamento e do produto de crédito devem ser ponderadas, uma vez que ambas as escolhas apresentam vantagens e desvantagens, devendo ter-se em conta que o prazo do financiamento bancário é uma das características mais importantes da contratação de crédito.