Depósitos a prazo simples
A generalidade dos depósitos comercializados pelos bancos enquadra-se na categoria de depósitos simples. Isto é, depósitos remunerados a uma taxa de juro fixa ou a uma taxa de juro variável.
- Nos depósitos a taxa fixa o valor da taxa de juro do depósito é conhecido no momento da sua constituição e mantém-se inalterado durante o prazo do depósito.
- Nos depósitos a taxa variável a remuneração do depósito está dependente da evolução de um indexante,como a Euribor a 6 meses. A taxa de juro do depósito é geralmente obtida adicionando um spread ao valor do indexante.
Em cada uma destas categorias podem ainda encontrar-se algumas variantes, como por exemplo:
- depósitos com taxas de juro fixas, mas cujo valor da taxa de juro é diferente em todos ou em apenas alguns períodos do depósito; ou,
- depósitos a taxa variável com spreadsdiferentes em todos ou em apenas alguns períodos do depósito.
Antes da constituição de um depósito a prazo simples a instituição de crédito autorizada deve entregar ao cliente a Ficha de Informação Normalizada (FIN) com toda a informação sobre as características do depósito.
A instituição de crédito deve ainda prestar ao cliente informações sobre o sistema de proteção do depósito, entregando-lhe o Formulário de Informação ao Depositante (FID).