30 Out 2017

Semana da Formação Financeira 2017 | Escolas

No dia 30 de outubro, as iniciativas da Semana da Formação Financeira dirigem-se às escolas e têm como centro a Escola EB 2, 3 de Fernando Pessoa, do Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa, em Lisboa.

Nesta escola terá lugar a sessão solene em que serão anunciados os vencedores da 6.ª edição do Concurso Todos Contam, que conta com a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, Professor Doutor João Costa, e dos membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

Ao longo do dia, os supervisores financeiros e os parceiros do Plano dinamizam nesta escola oficinas de formação financeira com alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo do ensino básico. Através de jogos e atividades lúdicas, os alunos vão discutir temas financeiros, como planear e gerir o orçamento familiar, a importância da poupança e os cuidados a ter na sua aplicação, a forma de prevenir situações de risco e o funcionamento do sistema financeiro.

Durante a tarde, será lançada uma oficina de formação sobre o Referencial de Educação Financeira, dirigida aos professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico da Escola EB 2,3 de Fernando Pessoa. Esta oficina de formação terá continuidade nos meses seguintes e tem como objetivo preparar os professores para um projeto piloto de implementação dos Cadernos de Educação Financeira, que será desenvolvido junto dos alunos do 1.º e 2.º ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa, ainda durante o presente ano letivo.

Ainda durante a tarde do dia 30 de outubro, será realizada uma sessão de apresentação do 4.º volume da Coleção Seguros e Cidadania, com o título “Encontro Acidental”, dirigido a estudantes do 3.º ciclo do ensino básico, e terá lugar a sessão de entrega de prémios de Excelência e Mérito aos alunos do Agrupamento de Escolas de FernandoPessoa.

Ao longo da Semana da Formação Financeira, as escolas de todo o país são convidadas a desenvolver atividades de formação financeira junto dos seus alunos e da comunidade escolar, juntando-se à rede de escolas Todos Contam.

Conheça aqui as escolas que já aceitaram o desafio de participar na Semana da Formação Financeira 2017.