31 Out 2014

Dia da Formação Financeira 2014

No passado dia 31 de outubro comemorou-se, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia da Formação Financeira. Este ano foi dada especial atenção à formação financeira no apoio ao empreendedorismo.

As iniciativas tiveram como centro o Palácio D. Manuel, na cidade de Évora, mas foram, uma vez mais, difundidas pela internet (webcast).

O Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, o Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Presidente do Instituto de Seguros de Portugal participaram numa conferência dedicada à importância da formação financeira para o empreendedorismo.

As comemorações no Palácio D. Manuel contaram ainda com diversos jogos e atividades didáticas para jovens de todas as idades, dinamizadas pelos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira.

Por todo o país, a Rede de Escolas Todos Contam e os parceiros do Plano desenvolveram também iniciativas para os mais jovens e ações de formação junto de diversos públicos.
 

ATIVIDADES NO PALÁCIO D. MANUEL

Conferência do Dia da Formação Financeira

A conferência do Dia da Formação Financeira 2014 teve início com a intervenção de boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. Carlos Pinto de Sá.

O primeiro painel foi dedicado à importância da formação financeira para o empreendedorismo e contou com a intervenção do Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Dr. Carlos da Silva Costa do Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Dr. Carlos Tavares, e do Presidente do Instituto de Seguros de Portugal, Prof. Doutor José Figueiredo Almaça.

Os supervisores financeiros destacaram o facto da formação financeira ser um tema muito importante para o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e que conjugar formação financeira com apoio ao empreendedorismo significa promover o desenvolvimento económico. Salientaram que dotar os empreendedores de competências financeiras permite promover uma melhor compreensão da oferta de produtos financeiros que lhes é dirigida e que a formação financeira concorre para uma economia mais sustentável, auxiliando os empreendedores na adoção de comportamentos responsáveis e eficazes na criação de valor.

Este painel contou ainda com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Dr. Leonardo Mathias, que salientou que a formação financeira promove o conhecimento e inovação nas empresas, sendo por isso um instrumento fundamental ao serviço de um empreendedorismo sustentado.

No final deste painel, foi apresentado um vídeo sobre a plataforma de ensino à distância (e-learning) que o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros está a desenvolver para apoiar, num futuro próximo, a formação de formadores e as iniciativas de formação financeira.

Os alunos do Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora apresentaram depois um teatro em mímica sobre gestão das finanças pessoais e interpretaram um cântico alentejano alusivo à poupança.

O segundo painel foi dedicado a iniciativas de formação financeira no apoio ao empreendedorismo desenvolvidas na região de Évora . O Dr. Luís Filipe Santos, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, destacou a importância da formação financeira e da educação para o empreendedorismo no âmbito da educação para a cidadania. O Diretor Pedagógico da Escola Profissional da Região Alentejo, Dr. João Lázaro, analisou a formação financeira e o empreendedorismo no ensino profissional e duas alunas desta escola apresentaram projetos que desenvolveram no âmbito da sua formação, o Inovalentejo/Plataforma Digital e Reinventar para confortar. O Diretor-Geral da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Dr. Luís Cavaco, destacou a importância das políticas de apoio ao empreendedorismo., a que se seguiram as apresentações de empreendedores que lançaram recentemente as suas empresas: a Olivae e a Nuvemk. Por último, o Diretor Adjunto da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, Prof. Doutor Paulo da Silva, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Universidade de Évora no âmbito da formação financeira e da educação para o empreendedorismo.

A sessão de encerramento contou com o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Doutor Fernando Egídio Reis, que destacou as iniciativas de formação financeira que o Ministério da Educação e Ciência tem vindo a desenvolver, em parceria com os supervisores financeiros, salientando a importância das competências financeiras para os novos empreendedores.

Foram ainda anunciados os projetos vencedores da 3.ª edição do Concurso Todos Contam, e as menções honrosas, que este ano foram atribuídas pelo Júri atendendo à elevada qualidade dos projetos submetidos ao Concurso. Foi também anunciado um Prémio Especial do Júri para um projeto desenvolvido junto de alunos com necessidades educativas especiais.

Workshops do Dia da Formação Financeira

No primeiro workshop da tarde, as escolas vencedoras da 3.ª edição do Concurso Todos Contam apresentaram os projetos de formação financeira premiados.

Seguiu-se uma apresentação, por parte dos alunos e professores, dos projetos de empreendedorismo do Agrupamento de Escolas n.º4 de Évora.

O último workshop teve início com a projeção de um filme realizado pelos alunos da Escola Profissional da Região Alentejo, com entrevistas de rua sobre conceitos financeiros. Este filme foi o ponto de partida para um debate sobre atitudes e conhecimentos financeiros que contou com a participação do Diretor Pedagógico da Escola Profissional da Região Alentejo, Dr. João Lázaro, da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano e representante do Banco de Portugal, Dra. Lúcia Leitão, da representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Dra. Maria Igreja e do representante do Instituto de Seguros de Portugal, Dr. Rui Fidalgo.

Jogos e atividades didáticas

Os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira marcaram presença no Palácio D. Manuel, dinamizando jogos e atividades didáticas e disponibilizando materiais de formação financeira.

Na ação “Empreendedorismo para jovens”, dinamizado pelo Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, os jovens ficaram a conhecer exemplos de situações em que é possível mudar e empreender, ficando sensibilizados para o tema do empreendedorismo.

Os jovens puderam simular a abertura de uma conta e conhecer as operações bancárias básicas no balcão de um banco simulado pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), em conjunto com o Instituto Formação Bancária (IFB). A APB e o IFB dinamizaram também, com dezenas de jovens, um passatempo sobre conceitos da atividade bancária e financeira e a parede da poupança.

A Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) dinamizou jogos de educação social e financeira da Aflatoun. Os jovens tiveram oportunidade de realizar um quiz de formação financeira, que lhes permitiu descobrir, de uma forma lúdica, os conceitos financeiros fundamentais.

Os jovens participaram num jogo pedagógico que ensina a consumir, poupar e contar, da Direção-Geral do Consumidor (DGC) e Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores (GOEC).

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) promoveu sessões informativas sobre “Saber Poupar”, através de visualização de vídeos e jogos.

Ao longo do dia 31 de outubro marcaram presença na mostra do Dia da Formação Financeira as seguintes entidades: Alto Comissariado para as Migrações (ACM), Agrupamento de Escolas n.º4 de Évora, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQUEP), Associação Portuguesa de Bancos (APB) e Instituto de Formação Bancária (IFB), Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Câmara Municipal de Évora (CME), o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal, Direção-Geral do Consumidor (DGC) e Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores (GOEC), Direção-Geral da Educação (DGE), Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL), Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI) e Universidade de Évora.

ATIVIDADES DA REDE DE ESCOLAS TODOS CONTAM

Quarenta escolas de todo o país associaram-se ao Dia da Formação Financeira 2014. A Rede de Escolas Todos Contam dinamizou diversas atividades de formação e sensibilização dos alunos para a importância da formação financeira, incluindo conferências e debates, jogos didáticos, concursos e peças de teatro.

Conheça aqui as atividades da Rede de Escolas Todos Contam.

OUTRAS ATIVIDADES DOS PARCEIROS DO PLANO

Para além das atividades dinamizadas no Dia da Formação Financeira no Palácio D. Manuel, em Évora, os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira desenvolveram iniciativas noutras partes do país junto de escolas e de outros públicos. As atividades dirigidas ao público mais jovem incluíram a realização de exposições de trabalhos de alunos alusivos à poupança, a dinamização do concurso “O Melhor Cartaz” da poupança, organizado pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) em conjunto com Instituto de Formação Bancária (IFB), no Porto e Lisboa.

Realizaram-se também sessões de esclarecimento dirigidas a professores, dinamizadas pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, ações de formação junto de militares do Exército, promovidas pela Direção-Geral do Consumidor, e sessões de sensibilização das comunidades locais, realizadas pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), em Grândola, Alcácer do Sal, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo.

Veja aqui as iniciativas promovidas pelos parceiros do Plano.