30 Out 2015

Dia da Formação Financeira 2015

No dia 30 de outubro, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e os parceiros do Plano comemoraram, pelo quarto ano consecutivo, o Dia da Formação Financeira, que teve como ponto central das atividades o Teatro Municipal de Faro.

Em 2015, o lema do Dia da Formação Financeira foi “A formação financeira no apoio às micro e pequenas empresas”, reconhecendo a importância das competências financeiras para empresários e gestores.

Foi também, como habitualmente, uma iniciativa dirigida às escolas de todo o país. O espaço do Teatro recebeu 23 escolas do Algarve e cerca de 2000 alunos de todos os graus de ensino, da educação pré-escolar ao ensino secundário.

 

Atividades no Teatro Municipal de Faro

Conferência do Dia da Formação Financeira

Ao Dr. Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro, coube fazer uma intervenção de boas vindas das atividades do Dia da Formação Financeira à cidade de Faro. A Conferência iniciou-se de seguida com a participação dos membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, o Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, o Administrador do Banco de Portugal, Dr. António Varela, o Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Professor Doutor José Figueiredo Almaça e o Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Dr. Carlos Tavares.

A Conferência foi marcada pelo lançamento de três novos projetos do Plano Nacional de Formação Financeira.

Num painel inicial foi apresentado o Primeiro Caderno de Educação Financeira, dirigido a alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Este caderno foi desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre os supervisores financeiros, o Ministério da Educação e Ciência e quatro associações do setor financeiro (APB, APS, APFIPP e ASFAC) e reflete o compromisso destas entidades com o Plano Nacional de Formação Financeira e a importância estratégica atribuída à integração da educação financeira nas escolas.

Partindo do lema definido para a comemoração deste ano, foi apresentado, num segundo painel, o “Referencial de Formação Financeira para micro, pequenas e médias empresas”, elaborado conjuntamente pelos supervisores financeiros e pelo IAPMEI. Este Referencial define os temas e conteúdos considerados mais relevantes na formação de empreendedores, empresários e gestores e estará em processo de consulta pública até final de novembro.

Durante a Conferência foi também dada a conhecer a plataforma de e-learning Todos Contam que os supervisores financeiros desenvolveram com o objetivo de apoiar a formação de formadores e as iniciativas de formação financeira. Esta plataforma conta, numa primeira fase, com um conjunto de aulas e materiais de apoio sobre orçamento familiar, poupança e investimento, crédito e seguros e permitirá que as ações de formação financeira cheguem a um maior número de pessoas e tenham uma maior cobertura do território nacional.

No encerramento da Conferência foram anunciadas as escolas vencedoras da 4ª edição do Concurso Todos Contam. A 4.ª edição do Concurso Todos Contam teve grande adesão das escolas de todo o país, contando com a participação de escolas de praticamente todos os distritos de Portugal continental e também das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, num total de 59 candidaturas, envolvendo cerca de 90 escolas e mais de 20100 alunos.

O Júri atribuiu os cinco prémios previstos no Regulamento do Concurso, um para a educação pré-escolar, um para cada um dos três ciclos do ensino básico e um para o ensino secundário, e decidiu também atribuir um Prémio Especial. Dada a elevada qualidade dos projetos submetidos a concurso, o Júri decidiu ainda atribuir quatro menções honrosas.


Workshops do Dia da Formação Financeira

Na tarde do Dia da Formação Financeira foram apresentados pelas escolas os projetos vencedores da 4.ª edição do Concurso Todos Contam.

Seguiu-se a apresentação por um grupo de jovens empreendedores do Algarve de um projeto do programa “A Empresa”, dinamizado pela Junior Achievement.

Docentes da Universidade do Algarve apresentaram ainda dois projetos de promoção da literacia financeira, um a ser desenvolvido pela Faculdade de Economia e outro a ser implementado pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.

 

Jogos e atividades didáticas

Os parceiros do Plano associaram-se ao Dia da Formação Financeira e, no Teatro Municipal de Faro, dinamizaram diversas atividades e distribuíram materiais e publicações informativas.

Os alunos tiveram oportunidade de simular a abertura de uma conta e conhecer as operações bancárias básicas no balcão de um banco simulado pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), em conjunto com o Instituto Formação Bancária (IFB). A APB e o IFB dinamizaram também, com dezenas de jovens, um passatempo sobre conceitos da atividade bancária e financeira e a parede “Dicas de Poupança”.

Na sessão “À descoberta das notas de euro os jovens tiveram oportunidade de conhecer os elementos de segurança das notas de euro.

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) promoveu os jogos da coleção “Seguros e Cidadania”.

A Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) dinamizou um conjunto de atividades didáticas, nomeadamente a pintura do mural “Empreender”; os jogos “Literacia Financeira” e “Necessidade ou Desejo?”; a pista do empreendedor, em que os jovens foram desafiados a ultrapassar obstáculos de forma criativa e a canção “Empreender é…”.

Os alunos foram também desafiados a participar no Pedipaper Todos Contam, dinamizado pelo Colégio Oficina Divertida.

Ao longo do dia 30 de outubro, marcaram presença no Teatro Municipal de Faro as seguintes entidades: Alto Comissariado para as Migrações (ACM), Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), Associação Portuguesa de Bancos (APB), Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Colégio Oficina Divertida, Direção-Geral do Consumidor (DGC), Direção-Geral da Educação (DGE), Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI), Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Junior Achievement (JA) e Universidade do Algarve (UAlg).

Atividades da Rede de Escolas Todos Contam

Trinta e sete escolas da Rede Todos Contam associaram-se ao Dia da Formação Financeira, dinamizando diversas atividades, que sensibilizaram a comunidade escolar para a importância da formação financeira.

As iniciativas realizadas pelas escolas foram diversas e incluíram sessões formativas, construção de mealheiros, um quiz de educação financeira e a exposição de trabalhos sobre poupança.

Conheça aqui as atividades realizadas pela Rede de Escolas Todos Contam.

Outras atividades dos Parceiros do Plano

Os parceiros do Plano, para além das atividades desenvolvidas no Teatro Municipal de Faro, realizaram também iniciativas similares em escolas da Rede de Escolas Todos Contam e junto de outros públicos.
As iniciativas dirigidas aos mais jovens incluíram sessões informativas sobre o tema “ABC da Economia Pessoal”, dinamizadas pela DECOJovem. A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) promoveu sessões formativas sobre “Poupança” e “Poupar e investir”, no Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa.

Realizaram-se ainda sessões de sensibilização dirigidas a professores pela Fundação António Cupertino de Miranda. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) realizou workshops dirigidos aos consumidores sobre o tema “O Essencial da Economia Pessoal”, em diversos pontos do país. Ainda dirigida ao público em geral, a Associação ReAgir dinamizou uma sessão formativa “Os segredos da poupança”, na Quinta do Cabrinha, em Lisboa.

A Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) promoveu uma rubrica sobre poupança no programa “Agora Nós”, da RTP1.

Veja aqui as iniciativas promovidas pelos parceiros do Plano.