31 Out 2013

Dia da Formação Financeira 2013

No dia 31 de outubro, os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira juntaram-se, uma vez mais, para comemorar o Dia da Formação Financeira.

Este ano o Plano deu especial atenção à formação financeira no espaço escolar, sob o lema “A formação financeira está nas escolas. Não fique de fora”.

As iniciativas tiveram como centro a Escola Secundária Filipa de Vilhena, no Porto, mas foram difundidas para as escolas de todo o país e contaram, ainda, com a participação de alunos da Rede de Escolas Todos Contam, através de videoconferência.

Os membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros participaram numa aula em que os alunos colocaram diversas questões sobre poupança e planeamento do orçamento familiar. As comemorações na Escola Secundária Filipa de Vilhena contaram, ainda, com diversas atividades didáticas para os mais jovens, dinamizadas pelos parceiros do Plano.

Os supervisores financeiros e o Ministério da Educação e Ciência promoveram também uma sessão de formação dirigida a professores sobre o Referencial de Educação Financeira.

Por todo o país, a Rede de Escolas Todos Contam e os parceiros do Plano desenvolveram também iniciativas para os mais jovens e ações de formação junto de outros públicos.

Atividades na Escola Secundária Filipa de Vilhena

Sessão solene do Dia da Formação Financeira

A sessão solene do Dia da Formação Financeira teve início com uma intervenção da Diretora da Escola Secundária Filipa de Vilhena, Dra. Maria de Lurdes Ruivo, daSubdiretora-Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dra. Isabel Cruz, e do Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, Dr. Fernando Egídio dos Reis.

Os alunos da Escola Filipa de Vilhena apresentaram uma peça de teatro intitulada “Barbie Girl”, abordando os temas do consumo excessivo e do endividamento.

Seguiu-se a aula do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), onde os alunos colocaram questões sobre temas de formação financeira ao Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, ao Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Dr. Carlos Tavares, ao Presidente do Instituto de Seguros de Portugal, Prof. Doutor José Figueiredo Almaça, e ao Vice-Governador do Banco de Portugal, Prof. Doutor Pedro Duarte Neves. Esta aula foi difundida para as escolas de todo o país e contou com a participação de alunos da Rede de Escolas Todos Contam, através de videoconferência.

Houve também oportunidade para as escolas dos projetos vencedoras da 1.ª edição do Concurso Todos Contam – o Agrupamento de Escolas de Cinfães, a Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, o Agrupamento de Escolas de Almodôvar, o INETESE e o Colégio Salesiano de Poiares – descreverem, por videoconferência, a forma como foram implementados estes projetos.

Foram ainda anunciados os projetos vencedores da 2.ª edição do Concurso Todos Contam, procedendo-se à entrega dos respetivos diplomas à Escola Básica do 1.º ciclo O Leão de Arroios, do Agrupamento de Escolas Luís de Camões de Lisboa (Prémio do 1.º ciclo do ensino básico), à Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos General Serpa Pinto, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães (Prémio do 2.º ciclo do ensino básico), à Escola Secundária Filipa de Vilhena do Porto (Prémio do 3.º ciclo do ensino básico) e à Escola Morgado de Mateus, do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus de Vila Real (Prémio do ensino secundário). Foi ainda atribuída uma menção especial extraconcurso ao projeto do Colégio S. Francisco de Assis Luanda Sul, em Angola.

A sessão foi encerrada pelo Presidente do CNSF e Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, e contou com as intervenções do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Dr. Leonardo Mathias, e do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Dr. João Grancho.

Sessão de formação sobre o Referencial de Educação Financeira

No Dia da Formação Financeira 2013 realizou-se a primeira ação de sensibilização para professores sobre o Referencial de Educação Financeira. A ação foi promovida pelo Ministério da Educação e Ciência em conjunto com os supervisores financeiros e nela participaram 68 professores de diversas escolas da região do Porto.

Esta sessão teve início com intervenções da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano e representante do Banco de Portugal, Dra. Lúcia Leitão, da representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários na Comissão de Coordenação, Dra. Maria Igreja, do representante do Instituto de Seguros de Portugal na Comissão de Coordenação, Dr. Rui Fidalgo, e do Subdiretor-Geral da Direção-Geral da Educação, Dr. Luís Filipe Santos.

Seguiu-se a apresentação dos temas do Referencial de Educação Financeira, com intervenções de técnicos da Direção-Geral da Educação, Dra. Rosália Silva, do Banco de Portugal, Dra. Susana Narciso, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Dr. António Gageiro, e do Instituto de Seguros de Portugal, Dr. Francisco Luís Alves.

A sessão terminou com a apresentação pela Dra. Isabel Alçada do primeiro volume da coleção de livros do projeto literacia financeira “Seguros e Cidadania” da Associação Portuguesa de Seguradores, intitulado “O risco espreita, mais vale jogar pelo seguro”. Esta coleção de livros está a ser produzida em coautoria entre a Dra. Isabel Alçada e a Dra. Ana Maria Magalhães.

Atividades na galeria

Os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira marcaram presença na Escola Secundária Filipa de Vilhena, dinamizando atividades didáticas e disponibilizando materiais de formação financeira.

Os alunos puderam abrir uma conta e conhecer as operações bancárias básicas no balcão de um banco simulado pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), em conjunto com o Instituto Formação Bancária (IFB). A APB dinamizou também, com dezenas de alunos, um passatempo sobre conceitos da atividade bancária e financeira.

Na oficina de reciclagem /reutilização, dinamizada pela Escola Secundária Filipa de Vilhena, os alunos aprenderam a importância da reciclagem e da reutilização, como forma de poupar dinheiro e os recursos do planeta. Esta escola dinamizou também a atividade “De pequenino se torce o pepino: as crianças vão às compras”, onde os alunos aprenderam a poupar na ida às compras.

Os alunos participaram ainda no jogo de monopólio gigante da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo e no jogo “A minha semanada”, onde aprenderam a gerir o seu orçamento e a refletir sobre desejos e necessidades e sobre poupança e consumo.

A Junior Achievement Portugal dinamizou uma sessão sobre formação financeira, no âmbito do seu programa “Economia para o Sucesso”.

Na galeria da Escola Secundária Filipa de Vilhena marcaram também presença, com a disponibilização de materiais e esclarecimentos sobre questões financeiras, as seguintes entidades: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), Direção-Geral do Consumidor (DGC), Direção-Geral da Educação (DGE), Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM) e Faculdade de Economia do Porto (FEP).

Atividades da Rede de Escolas Todos Contam

Quarenta esete escolas de todo o país associaram-se ao Dia da Formação Financeira 2013, formando a Rede de Escolas Todos Contam. Estas escolas dinamizaram diversas atividades de formação e sensibilização dos alunos para a importância da formação financeira, incluindo conferências e debates, jogos didáticos, concursos e peças de teatro. Estas atividades decorreram na semana de 28 de outubro a 1 de novembro, alguns dos quais contaram com o apoio da DECOJovem.

Conheça aqui as atividades desenvolvidas por cada escola.

Outras atividades dos Parceiros do Plano

Os parceiros do Plano participaram no Dia da Formação Financeira, não só com atividades na Escola Secundária Filipa de Vilhena, mas também com iniciativas similares noutras escolas da Rede de Escolas Todos Contam e junto de outros públicos.

As iniciativas dirigidas aos mais jovens incluíram sessões formativas e debates na Rede de Escolas Todos Contam sobre gestão do orçamento familiar e poupança, dinamizadas pela DECOJovem, a Junior Achievement Portugal e a Fundação Agir Hoje. Esta última entidade teatralizou também as peças “Less is More” e “Felicidade? Sim, obrigada!”.

Realizaram-se também sessões formativas e seminários sobre poupança e o endividamento das famílias, dirigidos ao público em geral, organizados pela Universidade Aveiro (UA) e pela Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC). Também para este público, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) divulgou um vídeo no Portal do Consumidor destacando o papel da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) divulgou um artigo pedagógico nos meios de comunicação, alusivo ao Dia da Formação Financeira.

Veja aqui as iniciativas dinamizadas pelos parceiros do Plano.