31 Out 2012

Dia da Formação Financeira 2012

No Dia da Formação Financeira as entidades parceiras do Plano Nacional de Formação Financeira juntaram-se para sensibilizar a população para a importância da literacia financeira.

A data escolhida para a realização deste evento coincidiu com o Dia Mundial da Poupança, que se assinala anualmente a 31 de outubro.

As iniciativas do Dia da Formação Financeira tiveram lugar em Lisboa e no Porto. Em Lisboa, as atividades concentraram-se no Pátio da Galé. No Porto, decorreram na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Museu do Papel Moeda) e na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

 

Atividades em Lisboa

CONFERÊNCIA DO DIA DA FORMAÇÃO FINANCEIRA

A sessão de abertura da conferência do Dia da Formação Financeira, promovida pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, foi dedicada à “Importância da Literacia Financeira para Estabilidade do Sistema Financeiro”. Esta sessão contou com as intervenções do Governador do Banco de Portugal, Carlos da Silva Costa, do Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, e do Presidente do Instituto de Seguros de Portugal, José Figueiredo Almaça.

O segundo painel moderado pelo Vice-Governador do Banco de Portugal, Pedro Duarte Neves, focou-se no tema da “Formação Financeira no Sistema de Ensino e Formação” e teve a participação do Presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão, João Duque, do Diretor-Geral da Direção-Geral de Educação, Fernando Egídio dos Reis, e do Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Gonçalo Xufre da Silva.

O encerramento da conferência contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, e do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho.

Foram ainda entregues os prémios às escolas vencedoras do concurso “Todos Contam”.

CONFERÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

A conferência dedicada à Educação Financeira nas Escolas, promovida pelo Ministério da Educação e Ciência, teve início com a apresentação pública da proposta de Referencial de Educação Financeira, por representantes da Direção-Geral da Educação, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal.


No segundo painel as escolas vencedoras do concurso “Todos Contam” apresentaram os projetos de formação financeira premiados.


A conferência permitiu ainda a partilha de experiências de implementação de projetos de educação financeira nas escolas, apresentados pela Escola Secundária de Rio Tinto, pela Escola Básica 2/3 Real, de Braga, pelo Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas e pela Escola Profissional de Serviços de CIDENAI.


A conferência terminou com a divulgação pela Direção-Geral de Educação dos resultados da plataforma de recolha junto das escolas de iniciativas de educação financeira implementadas em anos letivos anteriores.

WORKSHOPS

No Dia da Formação Financeira decorreram também um conjunto de Workshops temáticos:

  • “Financiamento Especializado e Financiamento Generalista”, organizado pela Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF)
  • “A Literacia Financeira e o Financiamento do Investimento”, organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Investimento (APC), em parceria com a Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM)
  • “A gestão do orçamento e a prevenção do endividamento excessivo e sobre-endividamento das famílias”, organizado pela Associação de Defesa dos Consumidores (DECO)

ATIVIDADES NA PRAÇA CENTRAL

As restantes iniciativas do Dia da Formação Financeira em Lisboa concentraram-se na Praça Central do Pátio da Galé e contaram com a participação de diversas entidades, pertencentes às Comissões de Acompanhamento do Plano Nacional de Formação Financeira.

Foi possível assistir às peças de teatro “Less is more”, da Fundação Agir Hoje em parceria com o Teatro Umano e “Fazer contas à Vida”, representada pelos alunos do INETESE. Tiveram também lugar outras atuações, nomeadamente, o debate com criança e jovens “A participar também se aprende a poupar” promovido pela ASFAC; a atuação “No ritmo da Poupança” da Escola Profissional Agostinho Roseta; e o espetáculo “Magias da Poupança” da APB, em parceria com o mágico Mário Daniel.


Ao longo do dia decorreram ainda várias atividades lúdicas para os mais jovens, tais como, “Necessidades e Desejos da Família” e “Mantém o Equilíbrio” da Junior Achievement Portugal; “Todos Contam” da ASFAC, em parceria com a Aflatoun; e uma escalada, a “Parede da Poupança”, promovida pela UGT / INETESE e Jovens Seguros.


As atividades na Praça Central terminaram com um webinar sobre educação financeira promovido pela Direção-Geral de Educação.


Marcaram a sua presença na feira as seguintes entidades: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Associação Portuguesa de Bancos (APB), Associação Portuguesa de Empresas de Investimento / Instituto Superior de Psicologia Aplicada (APC / ISPA), Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) / Aflatoun, Cooperativa António Sérgio (CASES), Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO), Direção-Geral da Educação (DGE), Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Fundação Agir Hoje (FAH), Instituto de Educação Técnica de Seguros (INETESE) / União Geral de Trabalhadores (UGT), Junior Achievement Portugal, Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal.

ATIVIDADES NO PORTO

No Porto, as atividades no âmbito do Dia da Formação Financeira decorreram na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda - Museu do Papel Moeda e na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.


Na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda esteve patente durante o dia uma mostra de trabalhos sobre educação financeira, produzidos por alunos de escolas do ensino básico.

A Presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, deu início à sessão solene do Dia da Formação Financeira no Museu do Papel Moeda. Esta conferência foi dirigida a professores e alunos de escolas básicas.

Na Faculdade de Economia do Porto, esteve patente durante todo o dia uma mostra sobre Literacia Financeira, que contou com a participação de várias entidades associadas ao Plano Nacional de Formação Financeira, entre as quais a DECO Júnior, a Junior Achievement Portugal, o Museu Papel-Moeda, a ASFAC, assim como o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal.

O Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, João Proença, deu início à sessão de abertura do ano letivo da FEP, seguido pelo Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Duarte Magalhães.

Após a entrega do Prémio Carreira 2012 ao Dr. Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto, a sessão terminou com a intervenção do Governador do Banco de Portugal, Carlos da Silva Costa, e do Reitor da Universidade do Porto, Carlos Marques dos Santos.