21 Out 2016

Programa Dia da Formação Financeira 2016

O Plano Nacional de Formação Financeira dinamiza, pelo quinto ano consecutivo, o Dia da Formação Financeira, sob o lema “Junta-te a nós porque Todos Contam!”.

Em 2016, o Dia da Formação Financeira inclui iniciativas dirigidas às escolas, que terão como centro a Escola Secundária da Amadora, no dia 2 de novembro, e uma conferência dirigida a empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas, que se realiza a 3 de novembro.

Conheça aqui o programa do Dia da Formação Financeira 2016.

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA

As atividades dirigidas às escolas realizam-se no dia 2 de novembro e têm como centro a Escola Secundária da Amadora, do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa.

Ao longo do dia, os supervisores financeiros e os parceiros do Plano vão dinamizar oficinas de formação financeira com alunos de todas as idades. Através de jogos e atividades lúdicas, os alunos vão discutir temas financeiros, como planear e gerir o orçamento familiar, a importância da poupança e os cuidados a ter na sua aplicação, a forma de prevenir situações de risco e o funcionamento do sistema financeiro.

Nesta escola terá lugar a sessão solene do Dia da Formação Financeira, na qual serão anunciados os projetos vencedores da 5.ª edição do Concurso Todos Contam e que conta com a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, Professor Doutor João Costa, e de membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

O programa deste dia inclui também o lançamento, no início da manhã, do segundo Caderno de Educação Financeira, dirigido a alunos do 2.º ciclo, com a presença do Senhor Diretor Geral da Direção Geral da Educação, Dr. José Vítor Pedroso, e da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Manuela Silva. Este manual dá continuidade ao Caderno de Educação Financeira 1 publicado em 2015, e tal como o anterior resulta de uma parceria entre o Ministério da Educação, os supervisores financeiros e quatro associações do setor financeiro (APB, APS, APFIPP e ASFAC).

Durante a tarde terá lugar uma sessão de divulgação do Referencial de Educação Financeira, dinamizada pela Direção Geral da Educação para professores e educadores das escolas da Amadora. Será ainda realizada uma sessão de apresentação do 3.º volume da Coleção Seguros e Cidadania, com o título “Um perito em busca da verdade”, dirigido a estudantes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

ATIVIDADES DA REDE DE ESCOLAS TODOS CONTAM

Por todo o país, a rede de Escolas Todos Contam e os parceiros do Plano vão assinalar este Dia da Formação Financeira 2016 com diversas ações de sensibilização para os temas da formação financeira dirigidas a jovens de todas as idades e outros públicos-alvo.

Veja aqui a lista de escolas e parceiros do Plano que vão participar neste dia e as atividades que irão realizar.

CONFERÊNCIA “A FORMAÇÃO FINANCEIRA NA GESTÃO EMPRESARIAL”

No dia 3 de novembro, terá lugar a conferência “A formação financeira na gestão empresarial”, dedicada à importância da formação financeira para empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas. Esta iniciativa é organizada conjuntamente pelo IAPMEI, o Turismo de Portugal e os supervisores financeiros e terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

A conferência conta com a presença do Senhor Ministro da Economia, Dr. Manuel Caldeira Cabral, da Senhora Secretária de Estado do Turismo, Dra. Ana Mendes Godinho, do Senhor Secretário de Estado da Indústria, Dr. João Vasconcelos, e de membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

Na conferência será divulgada a versão final do Referencial de Formação Financeira para as micro, pequenas e médias empresas (MPME), bem como o programa de formação de formadores e o plano das ações de formação a realizar em 2017 com base neste Referencial.