Horizonte temporal dos objetivos

Podem definir-se objetivos de curto/médio prazo, como constituir uma poupança para a entrada de uma casa, para comprar um carro ou fazer uma viagem, ou de longo prazo, como a poupança para a educação dos filhos ou para a reforma.

Existem produtos de poupança e de investimento adequados aos diversos objetivos e às preferências individuais.

É importante que os produtos de poupança escolhidos sejam adequados ao prazo da poupança que se quer fazer, garantindo o montante acumulado e uma taxa de rentabilidade que permita uma remuneração satisfatória em função do prazo da sua imobilização. Há que ter em atenção os diversos riscos das aplicações financeiras, entre os quais a possibilidade de perda de capital que alguns apresentam. É também importante conhecer a possibilidade de mobilização antecipada e, se esta for possível, em que condições pode ser efetuada.

Recorrendo ao simulador de poupança é possível calcular o montante necessário a poupar mensal ou anualmente para atingir um determinado objetivo. Também é possível calcular o tempo que demorará a atingir o objetivo definido, depois de definir a quantia a poupar todos os meses.