Regras de comercialização

NEGOCIAÇÃO DE AÇÕES

As ordens de compra e de venda de valores mobiliários admitidos à negociação em bolsa, como é o caso das ações, podem ser dadas através de instituições de crédito – que neste caso atuam como intermediários financeiros –, sociedades corretoras, sociedades financeiras de corretagem e também de consultores para investimento, agentes vinculados e sociedades de consultoria para investimento.
Qualquer um destes intermediários financeiros tem, obrigatoriamente, que estar registado junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e estar autorizado a prestar esse serviço.

COMO E ONDE TRANSMITIR ORDENS DE BOLSA

As ordens podem ser transmitidas presencialmente, por telefone ou através da internet, nos termos acordados entre o investidor e o respetivo intermediário financeiro.
Após a transmissão das ordens, estas são executadas, de acordo com regras predefinidas que promovem o encontro entre a oferta e procura, tendo em conta as quantidades e os preços. Por vezes, não é possível executar uma ordem de venda, ou de compra, dada pelo investidor, por não existir no mercado outro investidor com intenção de comprar, ou de vender, ao mesmo preço e/ou quantidade.
As ordens de compra e venda podem ser executadas através de mercados regulamentados – como é o caso da Euronext Lisbon –, através de sistemas de negociação multilaterais, fora de mercado ou através de Internalização sistemática.

PRAZO DE VALIDADE DAS ORDENS

Ao dar uma ordem de bolsa, o investidor tem a possibilidade de definir o prazo de validade para a sua concretização. Se nada referir, a ordem é considerada válida até ao final da sessão de negociação do dia em que foi introduzida.
O investidor pode ainda optar por introduzir uma data de validade para a ordem de bolsa, para valores mobiliários cotados na Euronext Lisbon, que nunca poderá ir além dos 365 dias. Cada intermediário financeiro é, contudo, livre de definir um prazo inferior. A única obrigatoriedade é informar os clientes desse limite.
Há ordens que podem ser canceladas automaticamente. A ocorrência de um evento societário, como é o caso de uma operação que envolva um aumento de capital ou o desdobramento de ações, denominado por stock split, é uma das situações em que o cancelamento pode ocorrer.