Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal aderiu às comemorações da Semana da Formação Financeira 2018.

No dia 30 de outubro, o Turismo de Portugal, o IAPMEI e os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) dinamizaram uma conferência intitulada “Modelos de financiamento na gestão empresarial”. A conferência teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, onde estiveram presentes cerca de 100 participantes.

A abertura dos trabalhos contou com a intervenção do Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Seguiu-se um painel sobre a “Importância da formação financeira” promovido pela Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, no qual foram abordados alguns temas de interesse para as micro e pequenas empresas e que fazem parte do Referencial de Formação Financeira. 

A presidente da Comissão de Coordenação do PNFF, Lúcia Leitão (Banco de Portugal), fez uma breve apresentação dos objetivos do Plano Nacional de Formação Financeira e da sua integração nas iniciativas internacionais de avaliação da literacia financeira de gestores de micro, pequenas e médias. Por sua vez, Maria Igreja (CMVM) abordou a existência de novos instrumentos de financiamento que surgiram com a evolução tecnológica, tendo passado em revista o enquadramento legal do crowdfunding. Na sua intervenção, Rui Fidalgo (ASF) acentuou a importância dos seguros no âmbito da atividade das empresas. 

“A gestão financeira em novos negócios e empresas de menor dimensão” foi o painel dinamizado pelo Professor do Departamento de Gestão e Economia do Politécnico de Leiria, Henrique Carvalho.

Co-fundador da Raize e Professor Assistente na Nova School of Business and Economics, Afonso Eça, teve a seu cargo o painel sobre “Novos modelos de negócio no financiamento empresarial – o papel das Fin Tech”.

O painel “Gestão da tesouraria e da recuperação de créditos” contou com a participação do Diretor Geral da Intrum Justitia, Luís Salvaterra.

O encerramento da conferência ficou a cargo do Presidente da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, Jorge Santos, e do Presidente do IAPMEI, Nuno Mangas.