Banco de Portugal
O Banco de Portugal aderiu às comemorações da Semana da Formação Financeira 2019.
O Banco de Portugal participou no programa de atividades que teve lugar na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, com iniciativas dirigidas a alunos de diversas idades.
O Banco de Portugal, em conjunto com os outros supervisores financeiros, dinamizou o jogo “Pergunta e respostas”. Neste jogo 150 alunos do ensino secundário da Escola Secundária Emídio Garcia responderam a um conjunto de questões sobre gestão do orçamento, poupança, crédito, produtos de investimento e seguros.
No jogo “Equilibra o orçamento” os participantes aprenderam a gerir e equilibrar o orçamento do Senhor António, personagem principal deste jogo.
No jogo “Missão Blindada”, os alunos “tornaram-se” técnicos altamente especializados em cibersegurança e prevenção da fraude online. A sua missão era alertar os colaboradores das suas “empresas” para os riscos existentes, tais como e-mails fraudulentos, passwords pouco seguras ou telefonemas que visavam burlar o trabalhador e a empresa. Por cada falha de segurança, as suas “empresas” registavam um impacto financeiro negativo. No final, venceu a equipa que incorreu em menores perdas financeiras.
O “€uro a Nossa Moeda – Venha conhecê-la!” foi uma exposição interativa sobre as notas de Euros, em que os alunos puderam explorar os elementos de segurança das notas de Euros com recurso a luzes negras.
O Banco de Portugal participou ainda com o “Museu do Dinheiro: vem ver dinheiro como nunca viste!”, uma atividade que permitiu aos alunos visitarem o Museu do Dinheiro à distância.
No decorrer da Semana da Formação Financeira 2019, a Rede Regional do Banco de Portugal dinamizou ações de formação em escolas de vários pontos do país, sobre gestão do orçamento, poupança, contas e meios de pagamento, e canais digitais.