Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
No arranque da Semana da Formação Financeira, com as atividades centradas na cidade de Bragança, na Escola Secundária Emídio Garcia, a CMVM focou as suas atividades específicas na dinamização de ações de formação e sensibilização desenvolvidas à volta do tema “Poupar e investir para acautelar o Futuro”, em sessões dirigidas a alunos do secundário e do primeiro ciclo do ensino básico.
No primeiro caso, envolvendo cerca de 90 alunos, foram abordados temas como a função do mercado de capitais, o papel da CMVM, a importância da informação, as opções de investimento para a aplicação da poupança, os princípios que devem nortear uma atuação regular e legítima dos vários operadores do mercado, a fraude, os riscos e as novas realidades trazidas pela inovação e pelo digital, incluindo as criptomoedas. Temas que mereceram uma franca adesão dos alunos e foram motivadores de um amplo debate.
Na sessão para cerca de 25 alunos do 1º ciclo exploraram-se temas relativos à poupança, com recurso a conceitos de necessidades e desejos, do trabalho em equipa e da importância da entreajuda para crescermos e atingirmos os nossos sonhos. Para o efeito foi construído um jogo com o nome “Árvore das Patacas”, através do qual se desafiaram os alunos a descobrir o significado das palavras. Este jogo foi antecedido da apresentação de dois vídeos didático/formativos onde os conceitos foram explicados de forma animada e à volta de uma história.
A CMVM colaborou com o BdP e com a ASF na realização do jogo “Perguntas e Resposta”, que envolveu 150 alunos do ensino secundário que responderam a um conjunto de questões sobre gestão do orçamento, poupança, crédito, produtos de investimento e seguros.