10 Nov 2023

Supervisores financeiros e SJPF realizam workshop sobre “Gestão financeira dos jogadores de futebol na era digital”

No âmbito da Semana da Formação Financeira 2023, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e os supervisores financeiros realizaram no dia 30 de outubro um workshop sobre a “Gestão financeira dos jogadores de futebol na era digital”.

A sessão realizou-se no passado dia 30 de outubro, e teve lugar no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona. Participaram na sessão de abertura o Diretor da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona, Jorge Proença, o Presidente do SJPF, Joaquim Evangelista e a representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários na Comissão de Coordenação do Plano de Formação Financeira, São Igreja.

Nas intervenções efetuadas, foi sublinhada a importância da educação financeira junto dos jovens, nomeadamente em meio universitário e junto dos jovens desportistas, em particular dos jogadores de futebol. A representante do PNFF reafirmou o empenho do Plano no desenvolvimento de iniciativas com vista ao aumento dos níveis de literacia financeira em Portugal, com o objetivo de aumentar os conhecimentos financeiros da população e contribuir para a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

No painel que se seguiu participaram o responsável pelo gabinete Jurídico do SJPF, João Oliveira, a Coordenadora da Área de Acompanhamento de Mercados e Formação Financeira do Banco de Portugal, Susana Narciso, o Diretor do Departamento de Supervisão de Mercados da CMVM, José Manuel Barros, e o ex-jogador de futebol profissional, Miguel Garcia.

No painel foram abordados temas relacionados com a gestão das finanças pessoais tendo em consideração os aspetos particulares da carreira dos jogadores de futebol, como seja a sua curta duração e o desgaste rápido, bem como a incerteza na constância de rendimentos durante esse período. Estiveram também em foco questões relativas ao recurso ao crédito, à crescente digitalização dos serviços e produtos financeiros, aos criptoativos e à influência das redes sociais na tomada de decisões de investimento.