24 Jul 2017

Rui Jorge é o embaixador do projeto “Todos Contam. E no futebol também.”

Rui Jorge, treinador da seleção portuguesa de futebol de sub-21, é o embaixador do projeto “Todos Contam. E no futebol também.”, uma iniciativa conjunta entre o Sindicato Profissional de Jogadores de Futebol (SJPF) e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), que visa promover a formação financeira dos jogadores de futebol.

O anúncio foi feito na sessão de apresentação das linhas de ação deste projeto que teve lugar no dia 19 de julho, no Museu do Desporto, e que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

Na ocasião, o selecionador nacional de sub-21 afirmou que: “É uma honra para mim ser embaixador de um projeto desta natureza e com esta importância. O trabalho que o Sindicato tem vindo a fazer é realmente importante e fundamental para os jogadores. Estou muito satisfeito por fazer parte desta iniciativa”.

As linhas de ação do projeto foram apresentadas pelo Presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, e pelos membros da Comissão de Coordenação do Plano, em representação do CNSF, Lúcia Leitão (Presidente e representante do Banco de Portugal), São Igreja (representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e Rui Fidalgo (representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).

Entre as diversas linhas de ação deste projeto incluem-se: a elaboração de um estudo de diagnóstico dos níveis de conhecimentos financeiros dos jogadores de futebol, a realização de ações de formação de formadores, a dinamização de campanhas de sensibilização e de ações de formação financeira de jogadores no ativo, ex-jogadores e jovens, bem como a distribuição de materiais de informação e formação financeira.

A sessão contou ainda com intervenções do Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, do Diretor-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, Tiago Craveiro, e foi encerrada pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

A assistir à apresentação do projeto estiveram representantes da Federação Portuguesa de Futebol, da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, bem como o selecionador nacional de sub-19, Hélio Sousa, e os jogadores que se encontram a participar no 15.º Estágio do Jogador, dinamizado pelo SJPF.

Recorde-se que a parceria entre os supervisores financeiros e o SJPF foi formalizada através da assinatura de um protocolo, no dia 3 de abril.