09 Mar 2015
Global Money Week 2015
Em 2015, o Plano Nacional de Formação Financeira associou-se mais uma vez à Global Money Week. Esta iniciativa da Child and Youth Finance International contou com o apoio da OCDE e do Parlamento Europeu e decorreu entre 9 e 17 de março em 122 países do mundo.
Um total de40 escolas portuguesas participou na Global Money Week, envolvendo cerca 2500 alunos em iniciativas de sensibilização para as questões financeiras, através de, designadamente, debates e conferências, jogos, teatros ou visitas de estudo. Conheça aqui iniciativas desenvolvidas por cada escola.
Durante esta semana, o Plano realizou um conjunto alargado de atividades, que incluíram a participação numa conferência da APB, no âmbito da European Money Week, a organização de uma visita de alunos do Agrupamento de Escolas Luís de Camões à Bolsa de Lisboa (NYSE Euronext Lisboa) e a dinamização do jogo “Quem quer aprender?”, com jovens do ensino técnico-profissional do INETESE e do SISEP - Sindicato dos Profissionais de Seguros, que visitaram a ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).
O Plano dinamizou também um conjunto de workshops sobre temas do Referencial de Educação Financeira, com cerca de 300 alunos do Agrupamento de Escolas de Tábua, e visitou o Colégio Monte Flor, que recebeu uma menção honrosa pela participação na 3.ª edição do Concurso Todos Contam.
A Global Money Week foi ainda marcada pela reunião anual do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros com as Comissões de Acompanhamento, onde foram analisadas as principais atividades desenvolvidas pelo Plano em 2014 e os projetos mais importantes previstos para 2015. Nesta reunião foi assinado um protocolo entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o IAPMEI, que visa apoiar a formação financeira nas micros, pequenas e médias empresas.