24 Mar 2015
Alunos do Agrupamento de Escolas de Tábua discutem temas financeiros na Global Money Week
No último dia da Global Money Week (17 de março), cerca de 300 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Tábua participaram num conjunto de sessões de formação dinamizadas pelo Plano sobre temas do Referencial de Educação Financeira: a gestão do orçamento e a importância da poupança, cuidados a ter com cartões de crédito, conhecer os seguros e o sistema financeiro.
Depois de assistirem a uma sessão conjunta de apresentação do Plano e da Global Money Week, os alunos foram divididos em grupos, para participar em 5 sessões temáticas que decorreram em simultâneo.
Na sessão dedicada à gestão do orçamento, intitulada “Grão a grão enche a galinha o papo”, os alunos assistiram a um vídeo sobre a compra por impulso e discutiram a diferença entre necessidades e desejos. Depois de uma reflexão sobre os princípios a ter em conta quando se elabora um orçamento, puseram em prática os conhecimentos adquiridos realizando, em pequenos grupos, um exercício sobre este tema.
“Não coloques os ovos todos no mesmo cesto” foi o título do tema dedicado à poupança e suas aplicações, onde os alunos discutiram a importância de poupar e de conhecer os riscos dos diferentes produtos financeiros de aplicações da poupança. Nesta sessão, assistiram também a uma teatralização sobre o funcionamento do mercado de capitais.
Na sessão sobre cartões de crédito, com o título “Quem não tem dinheiro, não tem vícios”, os alunos discutiram as diferenças entre os vários tipos de cartões de pagamento e assistiram a um vídeo sobre cuidados a ter na utilização dos cartões de crédito.
Para aprender conceitos sobre seguros, na sessão intitulada “O seguro morreu de velho”, os alunos participaram no jogo “Quem quer aprender”, com perguntas e respostas sobre este tema.
Na sessão dedicada ao sistema financeiro e ao conhecimento das notas de euro, denominada “Às voltas com o euro”, os alunos assistiram a um vídeo sobre o funcionamento do eurosistema, debateram o papel dos bancos e da moeda, e puderam comparar notas de euro verdadeiras com notas contrafeitas.