24 Mar 2015
Reunião anual do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros com as Comissões de Acompanhamento do Plano
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) realizou, a 12 de março, a reunião anual com as entidades participantes nas Comissões de Acompanhamento do Plano Nacional de Formação Financeira. Nesta reunião, foi apresentado o Relatório de Atividades de 2014 do Plano e foram discutidas as iniciativas em curso e previstas para 2015.
O encontro foi presidido pelo Governador do Banco de Portugal e Presidente do CNSF, Dr. Carlos da Silva Costa, e contou com a presença dos restantes membros do CNSF, o Administrador do Banco de Portugal, Dr. António Varela, o Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Prof. Doutor José Figueiredo Almaça e o vogal do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Prof. Doutor Carlos Alves, em substituição do Dr. Carlos Tavares, presidente da CMVM.
Nesta reunião, que se iniciou com a cerimónia de assinatura de um Protocolo de colaboração entre o IAPMEI e o CNSF, estiveram também presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Dr. Leonardo Mathias, o presidente do IAPMEI, Prof. Doutor Miguel de Campos Cruz e o Administrador do Banco de Portugal, Dr. João Amaral Tomaz.
A reunião contou com a presença de membros do júri do Concurso Todos Contam, que participaram nos trabalhos conjuntamente com os representantes das entidades que compõem as Comissões de Acompanhamento do Plano (lista abaixo).
O Dr. Carlos da Silva Costa enalteceu o contributo das entidades que compõem as Comissões de Acompanhamento para a realização dos objetivos do Plano. Salientou, entre outros, os trabalhos desenvolvidos em conjunto com o Ministério da Educação e Ciência ao nível da formação de professores e agradeceu o envolvimento das quatro associações do setor financeiro e da Associação Nacional de Professores na produção de um caderno de educação financeira para o 1.º ciclo do ensino básico, com lançamento previsto já no próximo ano letivo. Na sequência da assinatura do protocolo com o IAPMEI, realçou a importância do alargamento da atuação do Plano aos empreendedores e gestores das micros, pequenas e médias empresas.
O Dr. António Varela destacou a qualidade das iniciativas que o Plano tem vindo a desenvolver, salientando o papel cada vez mais importante da formação financeira para os consumidores europeus, num contexto de crescente integração dos mercados bancários de retalho e de capitais e consequente desaparecimento de barreiras à circulação transfronteiriça de produtos e serviços financeiros.
Na sua intervenção, o Prof. Doutor José Figueiredo Almaça realçou a solidez do trabalho que o Plano tem vindo a implementar no terreno, salientando os projetos previstos para 2015 e o alargamento das ações de formação financeira aos empreendedores. Referiu ainda a importância do setor segurador para estes novos públicos e a relevância do desenvolvimento de conteúdos nesta área específica.
O Prof. Doutor Carlos Alves referiu, na sua mensagem, a importância do Plano enquanto instrumento de apoio à tomada de decisões informadas, difundindo conhecimentos sobre as diversas alternativas de produtos financeiros disponíveis para os diversos agentes económicos e levando a uma alteração de comportamentos, com uma melhor avaliação dos riscos dos produtos e uma escolha mais responsável.
Na segunda parte da reunião, a Comissão de Coordenação do Plano relembrou as principais atividades desenvolvidas pelo Plano em 2014, conforme descrito no Relatório de Atividades 2014, publicamente apresentado nesta data.
A Comissão de Coordenação e os membros das Comissões de Acompanhamento tiveram também a oportunidade de discutir as atividades previstas pelo Plano para 2015, cujas linhas gerais podem ser consultadas no Programa de Atividades do Plano para 2015.
Entidades participantes nas Comissões de Acompanhamento presentes na reunião:
ACM - Alto Comissariado para as Migrações
ALF - Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting
ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários
APAF - Associação Portuguesa de Analistas Financeiros
APB - Associação Portuguesa de Bancos
APC - Associação Portuguesa de Empresas de Investimento
APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios
APS - Associação Portuguesa de Seguradores
ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado
Associação ReAgir
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social
CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
CTP – Confederação do Turismo Português
DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação I.P.
JA - Junior Achievement Portugal
Ministério da Economia – Direção-Geral do Consumidor
Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral da Educação
Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social – Instituto da Segurança Social
Universidade de Aveiro