12 Mar 2015
Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e IAPMEI assinam protocolo para apoiar a educação financeira nas micros, pequenas e médias empresas
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação I.P. assinaram hoje um protocolo de cooperação para promover a formação financeira, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.
O Protocolo tem como objetivo, numa primeira etapa, definir um referencial de formação financeira para empreendedores, empresários e gestores das micros, pequenas e médias empresas, com conteúdos organizados em módulos de utilização flexível por empresas de várias dimensões e de diferentes setores de atividade.
Na implementação deste Protocolo serão dinamizadas ações de formação financeira e outras iniciativas de sensibilização para este público-alvo, as quais serão divulgadas através dos sítios de internet das entidades que constituem o CNSF e do portal do Plano Nacional de Formação Financeira (portal Todos Contam).
Serão desenvolvidas iniciativas de formação piloto, com empreendedores, empresários e gestores identificados pelo IAPMEI, para avaliar as necessidades de formação nesta área e a adequação dos conteúdos do referencial.
O Protocolo formaliza também uma colaboração permanente entre o CNSF e o IAPMEI na promoção de ações de formação financeira e outras iniciativas de sensibilização junto de micros, pequenas e médias empresas.
O IAPMEI e o CNSF reconhecem com este Protocolo que a formação financeira deve ser valorizada no âmbito da formação para o empreendedorismo. Este é um domínio de conhecimentos relevante para apoiar os empreendedores na criação das suas empresas, atingindo-se por essa via objetivos económicos e de ordem social que contribuem para o crescimento económico sustentado.