Cuidados a ter com notas e moedas

Receber uma nota ou moeda falsa, como se de uma verdadeira se tratasse, significa perder o seu valor. Por esta razão, é importante saber reconhecer a autenticidade das notas e moedas logo no momento da sua receção.
Grande parte das falsificações pode ser identificada sem o uso de equipamentos próprios. Alguns dos elementos de segurança das notas podem ser identificados recorrendo a um procedimento básico, conhecido pelo método “Tocar – Observar – Inclinar”. Este método permite perceber se a textura da nota é diferente do normal e se os elementos de segurança são visíveis pela observação da nota em contraluz ou através da sua inclinação. É possível identificar um grande número de notas falsas destemodo.
As moedas têm também algumas marcas de segurança, que podem ser identificadas por simples observação.
Se mesmo depois de uma avaliação manual da autenticidade de uma nota ou moeda houver dúvidas acerca da sua autenticidade, deve a mesma ser apresentada numa das tesourarias do Banco de Portugal ou numa agência de uma instituição de crédito, onde serão prestados todos os esclarecimentos.
No caso de se duvidar da autenticidade de uma nota ou moeda falsa, por exemplo num pagamento ou troco, deverá contactar-se a Polícia Judiciária, o Banco de Portugal ou qualquer instituição de crédito. Estas entidades estão aptas a avaliar a autenticidade da moeda ou nota.
A confirmar-se que a nota ou moeda é falsa, estas entidades estão obrigadas por lei a proceder à sua retenção. É também importante recordar as circunstâncias em que se recebeu as notas ou moedas falsas. Essa informação é muito importante para a intervenção das entidades policiais.