31 Out 2013

Vencedores da 2.ª edição do Concurso Todos Contam revelados no Dia da Formação Financeira

Os projetos vencedores da 2.ª edição do Concurso Todos Contam, anunciados hoje na Escola Secundária Filipa de Vilhena, no Porto, durante a sessão solene do Dia da Formação Financeira 2013, são os seguintes:

  • 1.º ciclo do ensino básico: Escola Básica do 1.º ciclo O Leão de Arroios, do Agrupamento de Escolas Luís de Camões de Lisboa
  • 2.º ciclo do ensino básico: Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos General Serpa Pinto, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães
  • 3.º ciclo do ensino básico: Escola Secundária Filipa de Vilhena do Porto
  • Ensino secundário: Escola Morgado de Mateus, do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus de Vila Real.

Em reunião realizada a 28 de outubro passado, o Júri atribuiu os quatro prémios previstos no Regulamento do Concurso Todos Contam, um para cada um dos três ciclos do ensino básico e um para o ensino secundário.

O Júri decidiu também atribuir uma Menção Especial Extraconcurso, não prevista no Regulamento, ao projeto do Colégio S. Francisco de Assis Luanda Sul, em Luanda, por estar enquadrado no currículo e nos programas portugueses e ter um carácter inovador.

O Concurso Todos Contam constituiu uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – composto pelo Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal – e do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Este concurso enquadra-se nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) e visa premiar os melhores projetos de formação financeira a implementar nas escolas do ensino básico e secundário.

A avaliação dos projetos candidatos admitidos a concurso foi feita por um júri expressamente constituído para este efeito. O Júri foi formado por membros do Comité Consultivo do PNFF, Dra. Isabel Alçada (que presidiu), Dra. Maria Amélia Cupertino de Miranda e Dra. Maria Emília Brederode Santos, e representantes do Ministério da Educação e Ciência, Dr. Luís Filipe Santos e Dra. Cristina Pereira.

A apresentação de candidaturas ao Concurso Todos Contam decorreu de 12 de setembro a 17 de outubro de 2013. No termo deste período, foram recebidos 35 projetos candidatos, abrangendo 48 escolas portuguesas e 1 escola de Luanda (Angola), revelando uma adesão de todos os níveis do ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.