17 Mai 2023

ASF entregou o Prémio Continuidade do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve

A Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Margarida Corrêa de Aguiar, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 15 de maio, o Prémio Continuidade da 11.ª edição do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve.

O Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve foi premiado com o projeto “Serei um às vencedor, se for bom gestor”. O projeto envolveu 44 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e integrou diversas atividades didáticas destinadas a promover a educação financeira, contemplando temas como o planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros básicos, poupança, ética e prevenção da fraude.

A abertura da sessão foi assegurada pelo Diretor do Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve, Ricardo Silva, e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Serra dos Reis.

Na sessão de entrega do Prémio, as professoras Fátima Fradique e Luísa Martins, responsáveis pelo projeto, apresentaram um vídeo da iniciativa premiada, ao qual se seguiu uma intervenção da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva.

Na cerimónia, a Presidente da ASF sublinhou o investimento que o Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve têm prosseguido na literacia financeira, constituindo um exemplo para o ecossistema nacional de uma escola inclusiva, moderna e responsável. Destacou, ainda, a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar e do apoio das autarquias locais como fatores chave do sucesso dos projetos de educação financeira.

A sessão contou ainda com a presença do Presidente da União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho, Pedro Leitão, do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, Carlos Pinheira, da Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Vera Matos, dos representantes da Autoridade Tributária e Aduaneira, Margarida Fonseca e Carlos Guímaro, e ainda do representante da ASF na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Eduardo Farinha Pereira.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 11.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 60 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram mais de 9500 alunos de 96 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.