09 Mai 2023

CMVM entregou prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva

A Vice-Presidente da CMVM, Inês Drumond, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 5 de maio, o prémio do Concurso Todos Contam para o ensino secundário ao Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, na Vila de Cucujães, Oliveira de Azeméis.

O Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva venceu a 11.ª edição do Concurso Todos Contam, na categoria para o ensino secundário, com o projeto Guardiões Financeiros – Teams gamificado na Ferreira da Silva. Este projeto inclui atividades destinadas a promover a educação financeira de cerca 170 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Na cerimónia, em que participaram cerca de 150 alunos do ensino secundário, a Vice-Presidente da CMVM destacou a qualidade do projeto vencedor e também a sua diversidade, quer em termos de matérias abrangidas, quer ao nível dos métodos de aprendizagem e de transmissão do conhecimento. Inês Drumond, sublinhou ainda a importância da educação financeira dos jovens tendo em vista dotá-los de conhecimentos, comportamentos e atitudes financeiras adequados.

Na abertura da sessão, o Diretor do Agrupamento, António Figueiredo e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral salientaram a importância da literacia financeira na formação cívica dos jovens e a relevância deste prémio para a escola. Participou também na iniciativa a representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva, que reafirmou o apoio do Ministério da Educação na promoção da educação financeira nas escolas.

Durante a sessão, uma das professoras responsáveis pelo projeto, Maria Gabriela Gomes, apresentou a iniciativa premiada e um vídeo sobre o projeto.

No painel Literacia financeira e fiscal, houve lugar à intervenção da representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Maria Igreja, e do professor também responsável pelo projeto, João Fernandes. Nessa ocasião, João Fernandes apresentou os resultados do questionário sobre conhecimentos financeiros e perfil de risco aplicado a alunos da Escola.

Seguiu-se a apresentação Impostos-Porquê?, pela representante da Autoridade Tributária e Aduaneira, Margarida Correia Fonseca, que apresentou os principais impostos e discutiu a importância dos mesmos com os alunos presentes na sala.

A cerimónia contou com a participação de alunos em diversas atividades lúdicas, incluindo a apresentação de um momento musical, a declamação de poesias e a representação da peça de teatro As aventuras financeiras de João e Pedro. Houve ainda lugar para a apresentação da canção Boas Finanças, interpretada por um professor da Escola.

No final da sessão, a Vice-Presidente da CMVM respondeu a várias questões colocadas pelos alunos, nomeadamente sobre o mercado de capitais, o papel da CMVM, as características dos instrumentos financeiros e os efeitos da inflação no investimento.

SOBRE O CONCURSO TODOS CONTAM

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 11.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 60 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram mais de 9500 alunos de 96 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.