08 Mar 2023

Banco de Portugal entregou prémios do Concurso Todos Contam no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

A Administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 6 de março, o prémio do Concurso Todos Contam para o 1.º ciclo do ensino básico ao Agrupamento de Escolas Martim de Freitas - EB1 de Coselhas, de Coimbra.

Nesta ocasião, foi também entregue o Prémio Professor(a) à professora Helena Reis, deste agrupamento de escolas.

Prémio Professor(a)

Durante a cerimónia de entrega de prémios, a Administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira entregou o Prémio Professor(a) à professora bibliotecária Helena Reis, responsável pelo projeto vencedor do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e pela implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores, nas escolas onde tem lecionado.

Prémio Escola para o 1.º ciclo do ensino básico

A EB1 de Coselhas, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, venceu a 11.ª edição do Concurso Todos Contam na categoria do 1.º ciclo do ensino básico com o projeto “5 Rs p’ra Poupar”. Este projeto inclui atividades letivas e lúdicas destinadas a promover a educação financeira de cerca de 80 alunos do 1.º ciclo do ensino básico daquele estabelecimento de ensino.

Durante a sessão de entrega do prémio Escola, o diretor do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Luís Gonçalves, a coordenadora do estabelecimento, Felisbela Santos, e a professora coordenadora do projeto, Helena Reis, apresentaram a iniciativa premiada e destacaram o envolvimento de todos os docentes e dos encarregados de educação. Os alunos da escola entoaram a canção “Todos Contam”, destacando o papel da poupança. Um grupo de encarregados de educação representou a peça “De mãos a abanar”.

Na cerimónia, a Administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira congratulou os alunos, docentes e encarregados de educação pelo trabalho desenvolvido, explicando aos alunos a missão do Banco de Portugal e a importância de aprenderem a lidar desde cedo com o dinheiro. A Administradora do Banco de Portugal recordou ainda que o Banco de Portugal, os outros supervisores financeiros e o Ministério da Educação estão firmemente comprometidos com a educação financeira.

A sessão contou também com a intervenção da presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, e da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva, que destacaram a prioridade que os supervisores financeiros e o Ministério da Educação têm dado à educação financeira nas escolas e o importante papel dos docentes e das bibliotecas escolares para este projeto.

A sessão contou ainda com a presença da coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque, e de representantes da junta de freguesia.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 11.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 60 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram mais de 9500 alunos de 96 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.