21 Jun 2022

CNSF publica Relatório de Atividades de 2021 do Plano Nacional de Formação Financeira

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), que integra o Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, divulga o Relatório de Atividades de 2021 e o Programa de Atividades de 2022 do Plano Nacional de Formação Financeira.

Relatório de Atividades de 2021

O Relatório de Atividades apresenta as iniciativas de formação financeira desenvolvidas ao longo de 2021 pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do Plano. As iniciativas de formação financeira são descritas por público-alvo e, além das atividades desenvolvidas pelos supervisores financeiros em conjunto com os parceiros estratégicos com os quais tem protocolos de colaboração, são incluídas as iniciativas realizadas autonomamente e reportadas pelos parceiros do Plano.

Em 2021 assinalaram-se os dez anos do Plano Nacional de Formação Financeira e o CNSF apresentou as orientações estratégicas do Plano para o horizonte 2021-2025.  A definição de prioridades para este quinquénio teve em conta os resultados do 3.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, divulgados em junho de 2021.

A promoção da educação financeira nas escolas, desenvolvida pelos supervisores financeiros e pelo Ministério da Educação, continuou a ser uma prioridade do Plano, destacando-se, em 2021, o lançamento do Caderno de Educação Financeira 4 e do Caderno de Apoio ao Professor, dirigidos ao ensino secundário, e a dinamização da 10.ª edição do Concurso Todos Contam, envolvendo cerca de 10 000 alunos de 82 escolas, que contou com 54 candidaturas aos Prémios Escola, e 5 ao Prémio Professor(a).

A formação financeira na formação profissional continuou também a ser uma linha de ação prioritária. Em 2021, os formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional realizaram ações de formação financeira por todo o país, dirigidas a quase 6000 formandos, e neste ano foram certificados mais 33 formadores deste Instituto.

A formação financeira no local de trabalho foi outra importante linha de atuação em 2021. No âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre os supervisores financeiros e a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, foram realizados quatro cursos de formação financeira que envolveram perto de duas centenas de trabalhadores dos vários organismos que integram aquele Ministério.

No âmbito da parceria com os supervisores financeiros, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação - e o Turismo de Portugal realizaram ações de formação financeira, que abrangeram perto de 3000 empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Os supervisores financeiros mantiveram o apoio à formação financeira de empreendedores da economia social, no âmbito da parceira com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e à formação financeira com as autarquias locais, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Ao longo do ano, tiveram lugar diversas ações de formação e sensibilização dirigidas a alunos de todos os níveis de ensino, a públicos vulneráveis e ao público em geral dinamizadas pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do Plano, nomeadamente a Associação de Instituições de Crédito Especializado, a Associação Portuguesa de Bancos, a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios, a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, a Associação Portuguesa de Seguradores, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, a Junior Achievement Portugal e a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

O Plano participou novamente na Global Money Week, iniciativa de sensibilização financeira dos jovens dinamizada pela Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que juntou, a nível nacional, mais de 10 200 participantes, incluindo alunos de mais de 180 escolas. Dinamizou também a Semana da Formação Financeira, que decorreu entre 25 e 29 de outubro de 2021, sob o lema “10 anos em que Todos Contam!”. Esta iniciativa envolveu mais de 38 mil pessoas, incluindo alunos de todos os ciclos de ensino, professores, seniores, trabalhadores, desempregados e pessoas com necessidades especiais.

Os projetos implementados ao longo do ano foram apoiados pela plataforma de e-learning Todos Contam e divulgados neste portal e na página de Facebook Todos Contam.

Programa de Atividades de 2022

Os supervisores financeiros divulgam também o Programa de Atividades de 2022, que destaca as principais iniciativas a desenvolver pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do Plano durante o ano em curso.

Em linha com as orientações estratégicas do Plano para o horizonte 2021-2025, os supervisores financeiros apresentam as iniciativas previstas para 2022 no âmbito das oito linhas de ação prioritárias definidas para os próximos anos:

• Educação financeira nas escolas;
  • Formação financeira no local de trabalho;
  • Formação financeira através das autarquias locais;
  • Formação financeira de ativos empregados ou desempregados;
  • Formação financeira para micro, pequenas e médias empresas;
  • Formação financeira para instituições de apoio aos cidadãos;
  • Campanhas de sensibilização dirigidas aos jovens;
  • Campanhas nos meios de comunicação tradicionais.