10 Nov 2021

Balanço da Semana da Formação Financeira 2021

Entre os dias 25 e 29 de outubro, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira dinamizaram a Semana da Formação Financeira 2021, sob o lema “10 anos em que Todos Contam!”.

Nesta edição, as diversas iniciativas promovidas pelos parceiros do Plano e escolas envolveram mais de 38 mil pessoas, incluindo alunos de todos os ciclos de ensino, professores, seniores, trabalhadores, desempregados e pessoas com necessidades especiais.

As atividades arrancaram no dia 25 de outubro com a Sessão Solene da Semana da Formação Financeira, que este ano teve lugar na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo. Esta sessão foi transmitida em direto através do portal Todos Contam, das páginas de YouTube e de Facebook do Plano. Se não teve oportunidade de assistir em direto, veja aqui: https://www.todoscontam.pt/noticias/transmissao-em-direto-da-sessao-solene-da-semana-da-formacao-financeira-2021

Como habitualmente, na Sessão Solene da Semana da Formação Financeira foram anunciadas as escolas vencedoras da 10.ª edição do Concurso Todos Contam e a professora vencedora do “Prémio Professor(a)” de 2021. A Presidente do Júri do Concurso Todos Contam, Isabel Alçada, fez um breve enquadramento dos projetos submetidos, sublinhando a melhoria crescente na qualidade dos mesmos ao longo dos anos.

No decurso da sessão foi também apresentado o Caderno de Educação Financeira 4, dirigido ao ensino secundário. O painel onde foi apresentado o novo caderno contou com a participação do Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, e da professora da Escola Profissional Vértice, Tânia Martins.

Na sessão solene foi ainda celebrado o Protocolo de Cooperação entre o CNSF e o Ministério da Educação para a promoção da educação financeira em contexto educativo e formativo. O Protocolo foi assinado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, pelo Presidente do CNSF e Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, pelo Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, pela Presidente da ASF, Margarida Corrêa de Aguiar, e pelo Administrador da CMVM, Rui Pinto.

No âmbito da assinatura deste Protocolo, Mário Centeno, enquanto Presidente do CNSF, assegurou que a educação financeira nas escolas continuará a ser uma prioridade do Plano, acrescentado que os supervisores financeiros farão o que estiver ao seu alcance para que os jovens de hoje façam parte de uma sociedade com uma literacia financeira sólida.

Por sua vez, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, destacou o reconhecimento internacional da integração da literacia financeira nos currículos escolares, enfatizando que Portugal foi um país pioneiro na introdução destas competências nas escolas. Acrescentou que tratar o tema da educação financeira nas escolas permite que os jovens sejam consumidores mais críticos, esclarecidos e responsáveis no futuro.

Nos restantes dias da semana, os supervisores financeiros, em estreita colaboração com os seus parceiros, dinamizaram iniciativas dirigidas a diferentes públicos.

No dia 26 de outubro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e os supervisores financeiros promoveram o webinar “A importância da literacia financeira na região Norte”, que contou com a partilha de testemunhos das Câmaras Municipais de Baião, Montalegre e Macedo de Cavaleiros sobre a implementação de iniciativas de literacia financeira nas suas regiões.

No dia 28 de outubro, o IAPMEI e o Turismo de Portugal promoveram, em conjunto com os supervisores financeiros, o webinar “Digitalização da Gestão Financeira” dirigido especialmente a empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

No dia 29 de outubro, a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e os supervisores financeiros lançaram a 3.ª edição do Curso de Formação Financeira no Local de Trabalho.

Entre os dias 25 e 29 de outubro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, através de 10 dos seus Serviços de Formação distribuídos pelo país (Aveiro, Braga, Bragança, Faro, Évora, Pinhal Interior Norte, Portimão, Porto, Sintra e Vila Nova de Gaia), desenvolveu iniciativas de sensibilização para a importância da poupança e da gestão adequada do orçamento familiar.

Foram muitas as entidades que aceitaram o repto dos supervisores financeiros em dinamizar atividades no âmbito da Semana da Formação Financeira. Conheça aqui em detalhe cada uma delas.