31 Mar 2023

CMVM entregou prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas do Cadaval

A Vice-Presidente da CMVM, Inês Drumond, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 28 de março, o prémio do Concurso Todos Contam para o 2.º ciclo do ensino básico ao Agrupamento de Escolas do Cadaval.

O Agrupamento de Escolas do Cadaval venceu a 11.ª edição do Concurso Todos Contam, na categoria para o 2.º ciclo do ensino básico, com o projeto Contigo, @ contar para o futuro. Este projeto inclui atividades destinadas a promover a educação financeira de cerca 430 alunos da educação pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, implementadas de forma transversal e envolvendo várias disciplinas.

A abertura da sessão foi assegurada pelo Diretor do Agrupamento, Paulo Henriques e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Ricardo Pinteus, que sublinharam a importância da educação financeira como fator determinante para a gestão das finanças pessoais, e o papel relevante desempenhado nesse contexto pelas escolas. Participou também na iniciativa a representante da Direção-Geral da Educação, Ilda Figueiredo, que relembrou o apoio do Ministério da Educação no desenvolvimento da literacia financeira em contexto escolar.

Durante a sessão, as professoras responsáveis pelo projeto, Elsa Carvalho, Vera Moura e Fátima Martins, apresentaram a iniciativa premiada e destacaram o envolvimento de toda a comunidade escolar. A cerimónia contou com a participação de alunos em diversas atividades lúdicas, incluindo a apresentação de um teatro de fantoches e a declamação de poesia. No final, os alunos cantaram o Rap da Poupança, acompanhados pela Orquestra Juvenil da Associação Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro de 1882 Pragança.

Na cerimónia, em que participaram cerca de 150 alunos, a Vice-Presidente da CMVM começou por congratular os alunos e professores pela qualidade do projeto desenvolvido e destacou a promoção da literacia financeira junto de crianças e jovens em idade escolar como um dos meios mais eficazes e estruturantes para dotar as gerações futuras de conhecimentos, comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira.

No final respondeu a várias questões colocadas numa entrevista realizada pelos alunos do Clube de Rádio Escola Azul, sobre a importância da poupança e da sua aplicação, das boas práticas ambientais, o papel da educação financeira na melhoria da qualidade de vida e a influência das redes sociais como fonte de informação.

Na sessão participaram também os representantes da Associação de Pais e a representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Maria Igreja.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 11.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 60 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram mais de 9500 alunos de 96 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.