21 Abr 2023

Banco de Portugal entregou prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto

A Administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 19 de abril, o prémio do Concurso Todos Contam para o 3.º ciclo do ensino básico ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, de Cinfães.

A Escola Básica General Serpa Pinto, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, venceu a 11.ª edição do Concurso Todos Contam na categoria do 3.º ciclo do ensino básico com o projeto “#cinfães_dic@financeira.digital”. Este projeto inclui atividades letivas e lúdicas destinadas a promover a educação financeira de cerca de 300 alunos do 3.º ciclo do ensino básico daquele estabelecimento de ensino.

A cerimónia de entrega do prémio contou com as intervenções do diretor e do presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Manuel Pereira e Jorge Ventura, respetivamente, e ainda do presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco.

Durante a sessão, os alunos entoaram o hino da poupança do Agrupamento “Aprender a poupar” e representaram a peça “Não coloques os ovos todos na mesma cesta!”. Os professores responsáveis pelo projeto apresentaram a iniciativa premiada.

A Administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira congratulou os alunos, os docentes e toda a comunidade escolar pelo trabalho notável e criativo que desenvolveram, destacando a importância e a utilidade da literacia financeira ao longo da vida.

A sessão contou também com intervenções da presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, e da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva, que realçaram o trabalho consistente e sistemático que o Agrupamento tem realizado no âmbito da literacia financeira e da sua participação no Concurso Todos Contam.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 11.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 60 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram mais de 9500 alunos de 96 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.