28 Mar 2023

ASF entrega prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas do Paião

A Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Margarida Corrêa de Aguiar, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 27 de março, o prémio do Concurso Todos Contam para a educação pré‑escolar ao Agrupamento de Escolas do Paião.

Os Jardins de Infância de Alqueidão, Carvalhais e da Costa de Lavos, do Agrupamento de Escolas do Paião, foram premiados na 11.ª edição do Concurso Todos Contam na categoria reservada à educação pré-Escolar, com o projeto “Brincar a Poupar… Poupar para Brincar!”.

O projeto envolveu 35 crianças e integrou diversas atividades letivas e lúdicas destinadas a promover a educação financeira, que contaram com o envolvimento de toda a comunidade educativa, incluindo as famílias dos alunos envolvidos no projeto.

A abertura da sessão ficou a cargo da Diretora do Agrupamento de Escolas do Paião, Paula Carrito, e da Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Olga Brás.

Durante a sessão de entrega do prémio, as professoras Carla Pelaio, Fátima Cunha e Paula Oliveira, responsáveis pelo projeto, apresentaram um vídeo da iniciativa premiada, ao qual se seguiu uma intervenção da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva.

A sessão contou, ainda, com a participação dos alunos envolvidos, que entoaram a canção “O porquinho mealheiro”, destacando o papel da poupança.

Na cerimónia, a Presidente da ASF começou por felicitar o Agrupamento de Escolas do Paião pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no investimento na educação financeira dos mais pequeninos e dirigiu uma palavra de muito apreço às professoras responsáveis pelo projeto.

Felicitou também os alunos, os docentes e os encarregados de educação pelo envolvimento e entusiasmo que colocaram no projeto e, em particular, pelo trabalho coletivo empreendido, que em muito ultrapassou o ambiente escolar, tocando temas tão caros à ASF como a poupança e a sustentabilidade, nomeadamente com a reutilização de materiais.

A sessão contou ainda com a presença da Presidente da Junta de Freguesia do Alqueidão, Clarisse Oliveira, da Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Paião, Regina Veríssimo, e do representante da ASF na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Eduardo Farinha Pereira.