29 Dez 2015

Vencedores do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2015

Na 4ª edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2015, a CASES atribuiu cinco prémios e cinco menções honrosas, nas quatro categorias a concurso: Inovação e Sustentabilidade; Estudos e Investigação; Formação Pós-graduada e Trabalhos Escolares. Este ano, pela primeira vez, foi também atribuído o Prémio Especial Personalidade do Ano.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio visa homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se distinguem em domínios relevantes para a economia social.

O Plano Nacional de Formação Financeira associa-se mais uma vez à CASES nesta iniciativa, através da oferta de um módulo de formação financeira aos vencedores das categorias “Inovação e Sustentabilidade” e “Trabalhos Escolares”.

A Cerimónia Pública de entrega do Prémio, nesta quarta edição, irá realizar-se no primeiro trimestre de 2016.

Vencedores 2015

Categoria de Inovação e Sustentabilidade

O júri atribuiu o prémio à Coopérnico, CRL. Foram também concedidas 3 Menções Honrosas: à Câmara Municipal de Esposende, à ENTRAJUDA – Associação para o Apoio a Instituições de Solidariedade Social; e à Horas de sonho, apoio à criança e à família, CRL.

Categoria de Estudos e Investigação

Foi premiado o estudo de Deolinda Meira e Maria Elisabete Ramos, “Governação e regime económico das cooperativas. Estado da arte e linhas de reforma”.

Categoria de Formação Pós-Graduada

Foi premiado o curso de Pós Graduação em Economia Social do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Categoria de Trabalhos Escolares


Foi premiada a Escola Profissional Mariana Seixas com projetos empreendedores, inovadores, sustentáveis e com responsabilidade social que envolveram os alunos ao longo do ano. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao Sarau Solidário, da Escola Básica e Secundária de Fajões.

Prémio Especial Personalidade do Ano

A Personalidade do Ano de 2014 escolhida, na área da Economia Social, foi o Pe. Lino Maia que é, desde 2006, o Presidente da Direção da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Esta candidatura foi proposta pelo Centro Social de Ermesinde.

Mais informação sobre a CASES e o Prémio António Sérgio pode ser obtida em:http://www.cases.pt/atividades/premioantoniosergio.